A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realiza uma campanha na cidade para conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo.
A orientação da Semma é para que as pessoas evitem o descarte irregular de lixo, tendo em vista, também, a segurança dos coletores de resíduos. “Proteja o coletor de lixo. O coletor de lixo trabalha para manter a cidade limpa e para garantir mais qualidade de vida para todos nós, portanto ao descartar seu lixo, pense nesse profissional e seja consciente”, informou a Semma.
Diariamente, a equipe da secretaria trabalha para manter a cidade limpa e higienizada. Por conta disso, os responsáveis pelo recolhimento do lixo ao redor do município precisam da colaboração da população.
O descarte incorreto pode causar danos à saúde pública e também ao meio ambiente. Por isso, todos devem prestar atenção em como realizar o descarte correto dos materiais.
“A Gestão de Resíduos, que inclui a limpeza pública, é uma das responsabilidades mais complexas e dispendiosas do poder público municipal. Medidas simples fazem toda diferença: separe seus resíduos em casa em comuns e recicláveis. Os recicláveis devem ser encaminhados para o Programa Municipal de Coleta Seletiva; comuns, para a coleta convencional, com os caminhões compactadores. Ainda, resíduos orgânicos, como cascas de frutas e legumes, podem ser separados e aproveitados para a produção de composto orgânico (adubo) na própria residência. Outro ponto importante é dispor os resíduos no local e horários corretos. Isso evita que os sacos sejam rasgados por animais”, destacou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Diego Delfino.
Trata-se de lixo eletrônico todo resíduo de material como computadores, televisores e celulares. O descarte correto deste tipo de material é importante para a preservação do meio ambiente. Pilhas, baterias e lâmpadas fazem parte do segmento de materiais elétricos, por conta disso, possuem destinação especial, ou seja, não é recomendado jogar lâmpadas queimadas ou quebradas no lixo comum de sua residência. “Lembre-se: lâmpadas e seringas não podem ser descartadas no lixo orgânico e no lixo reciclável. Manter a cidade limpa é uma responsabilidade de todos”, reforçou a secretaria.
“Após a coleta, os resíduos recicláveis são encaminhados para associações de catadores que tem nessa atividade de triagem o sustento para suas famílias, realizando um importante trabalho ambiental, pois também contribuem com a redução de resíduos que são levados ao aterro sanitário, economizando recursos público”, disse o secretário Municipal de Meio Ambiente.
Há uma lei municipal que proíbe o descarte irregular de lixo, podendo gerar multa. “Segundo a legislação municipal, Lei Complementar 095/2008, art. 257 – Fica expressamente proibido a deposição de resíduos sólidos em locais inadequados, em área urbana ou rural. Entretanto, a população ainda insiste na prática que pode causar muitos transtornos, principalmente nas épocas de chuva. Cuidar da Limpeza da nossa cidade é um dever de todos”, pontuou a Semma. Denúncias podem ser feitas através do telefone (41) 3420-2967.
“Após realizar a separação adequada do resíduo, cada um dos materiais vai ter um destino. O reciclável, ele vai dispor no horário da coleta do reciclável. O rejeito vai dispor na coleta do caminhão compactador. E o resíduo orgânico, ele pode ter uma compostagem em casa e usar como adubo. Por fim, deve colocar o resíduo no local e horário corretos. Não adianta nada a pessoa cumprir todo esse processo se o caminhão de coleta passar à noite e ela colocar o lixo pela manhã na frente de casa ou ainda jogar o material em terreno baldio”, finalizou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Diego Delfino.
Para mais informações, entre em contato com a Semma através da página no facebook ou pelo telefone: (41) 3420-6058. Horário de atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.