conecte-se conosco

Meio Ambiente

Portos do Paraná reúne prestadores de serviços para gerenciamento integrado de riscos

Empresa pública realizou o primeiro de uma série de workshops

Publicado

em

A empresa pública Portos do Paraná, por meio de sua Diretoria de Meio Ambiente (Diramb), iniciou na quinta-feira, 22, a série de workshops com os prestadores de serviços portuários. O objetivo dos encontros é tornar essas operações ainda mais seguras, aperfeiçoando o gerenciamento dos riscos de maneira integrada.

As oficinas temáticas estão inseridas no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) da empresa pública, segundo a analista portuária Andrea Almeida Lopes de Deus, uma das responsáveis pela ação. Ela explica que, além de conhecer mais a fundo como os serviços acontecem e quais são os riscos que as respectivas atividades geram, as informações levantadas nos workshops servirão de subsídio para a revisão dos procedimentos normativos para execução de cada uma das atividades que compõem Regulamento do Sistema de Gestão Integrada da Portos do Paraná. 

“As oficinas foram pensadas visando atender as necessidades de ações previstas no programa e aperfeiçoar o gerenciamento dos riscos em conjunto e com a participação efetiva das empresas nesse processo. O nosso objetivo é de sempre garantir a segurança ambiental e a segurança do trabalho na prestação dos serviços portuários nos portos do Paraná”, afirma Andrea.

Os workshops terão duração de duas a quatro horas e estão sendo organizados pelo Grupo de Trabalho do Programa de Gerenciamento de Riscos da Portos do Paraná, responsável por fomentar as ações do PGR.

No encontro, o programa é detalhado aos participantes e os procedimentos exigidos são explicados de maneira minuciosa. Os representantes das empresas, por sua vez, apresentam como são realizadas as suas respectivas atividades nos portos do Paraná. “É uma troca”, completa Andrea.

PRIMEIRO ENCONTRO

Ao todo serão seis workshops. O primeiro, da quinta-feira, foi sobre “Controle de Pragas Agrícolas e de Vetores”, conhecido como fumigação, com a participação de quatro empresas prestadoras desse serviço.

Um dos participantes, o engenheiro agrônomo Leonardo Antônio Zanlorensi Portela, representante da empresa Real Marine, em Paranaguá, considera bastante válida a iniciativa da Portos do Paraná em promover o workshop.

“Expusemos parte da vivência na nossa atividade na tentativa de assegurar que a autoridade portuária possua um melhor entendimento dos riscos envolvidos na nossa operação, subsidiando e promovendo recursos para a elaboração e atualização do Sistema de Gestão Integrada”, afirma.

Como explica o agrônomo, o serviço de fumigação é contratado pelo exportador ou pelo próprio importador. Segundo ele, o controle é necessário para cumprir os requisitos fitossanitários a fim de evitar a propagação e intercâmbio de pragas e, por razões comerciais, para coibir a infestação e contaminação das cargas destinadas à alimentação humana e animal.

“O serviço é elaborado por profissionais habilitados e com conhecimento teórico e prático. Nosso Plano de Gestão, por exemplo, mapeia todos os riscos pertinentes à nossa atividade e dá soluções. Sempre que um novo risco de possível acidente é identificado, são descritas e colocadas em prática medidas tratativas/mitigatórias para assegurar a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos na operação”, descreve.

PROXIMOS

Os próximos cinco encontros serão sobre as Regras Gerais de Saúde, Segurança e Meio Ambiente para o Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL) e Prestação dos Serviços Portuários de Abastecimento e Fornecimento de Produtos Químicos; Amostragem; Remoção de Resíduos de Embarcação e da Faixa Portuária; e Prontidão Ambiental.

No dia 30 de julho serão convidadas as empresas que operam no Píer Público de Granéis Líquidos. Para os demais, devem participar as empresas atualmente cadastradas na Diretoria de Meio Ambiente.

Semana de 23 a 27/08 – Abastecimento e fornecimento de produtos químicos;

Semana de 30/08 a 03/09 – Amostragem;

Semana de 13 a 17/09 – Remoção de resíduos de embarcação e da faixa portuária;

Semana de 20 a 24/09 – Prontidão Ambiental.

Fonte: AEN / Portos do Paraná

Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná