Meio Ambiente

Paraná prepara Força-Tarefa para resposta a desastres naturais

O regime deve ser instituído até o fim de 2016, por meio de decreto governamental

O Governo do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, está organizando um regime de Força-Tarefa para qualificar e dar celeridade à reposta aos desastres no Estado. O regime deve ser instituído até o fim de 2016, por meio de decreto governamental, e vai reunir as Secretarias de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, da Saúde, da Família e Desenvolvimento Social, da Infraestrutura e Logística e da Agricultura e Abastecimento.

A Força-Tarefa terá por base as ações essenciais desenvolvidas durante o enfrentamento aos desastres e suas consequências, com atenção especial às áreas de busca, salvamento e resgate. Também estão previstas ações de saúde e vigilância sanitária nas áreas de desastres, apoio aos municípios para atendimento às famílias afetadas com serviços e benefícios da assistência social e a recuperação emergencial da infraestrutura danificada pelos desastres.

O principal objetivo do regime de Força-Tarefa é apoiar os municípios afetados por desastres de grande intensidade, reunindo, organizando e direcionando recursos suplementares, oriundos dos diversos órgãos do Estado. As ações serão integradas pelo Sistema de Comando de Incidentes, ferramenta on-line voltada para gestão de desastres.

EQUIPAMENTOS

Neste mês de outubro, a Defesa Civil Estadual fez a licitação de viaturas para equipar as 16 Coordenadorias Regionais, que atuam junto aos Comandos Operacionais do Corpo de Bombeiros. Serão adquiridas 32 viaturas pick-up cabine dupla 4 x 4 equipadas com guincho, snorkel, capota para transporte de materiais e equipamentos, bem como rack para transporte de embarcações que atuarão em ações de inundações, alagamentos e enxurradas.

Também foram adquiridos 16 kits para equipar as unidades com materiais para Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), utilizados em situações de deslizamentos, desabamentos e no Salvamento em Águas Rápidas (inundações, alagamentos e enxurradas). Os kits contemplam materiais de emprego coletivo, como botes infláveis de salvamento e equipamentos de ponta para atuação em ambientes confinados. Foram licitadas também três miniescavadeiras hidráulicas para atuar na remoção de escombros.

A proteção individual dos bombeiros-militares que atuarão na Força-Tarefa, visando às ações de Defesa Civil foi complementada com aquisição de 192 kits para atuação em situações de BREC (capacetes, joelheiras, cotoveleiras, lanternas, luvas e coletes táticos). Para ações de SARP foram licitados 160 kits com capacetes, roupas de neoprene completa, coletes flutuadores com sistema de segurança, facas e outros itens que garantirão a segurança das equipes de resposta aos desastres.

Após o recebimento e a entrega das viaturas e materiais, os bombeiros-militares integrantes da força-tarefa serão capacitados nas ações a serem realizadas e em seguida retornarão as suas unidades operacionais, para executarem o serviço de rotina. Caso seja necessária a mobilização da Força-Tarefa, o Estado contará com 180 homens e mulheres capacitados, treinados e estrategicamente distribuídos no Estado, com um poder de autossuficiência em materiais e equipamentos e com rápida capacidade de mobilização, por meio do emprego das viaturas específicas.

As aquisições ocorreram por meio do Programa de Fortalecimento da Gestão do Risco de Desastres do Estado do Paraná, com recursos do Banco Mundial no valor de R$ 6 milhões e desta forma o Governo Beto Richa cumpre e potencializa mais um compromisso assumido durante sua campanha quando garantiu que seriam adquiridos 20 veículos para as Regionais de Defesa Civil do Estado.

Você também poderá gostar

Paraná prepara Força-Tarefa para resposta a desastres naturais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.