conecte-se conosco

Meio Ambiente

Mutirão em Pontal do Paraná realiza 542 castrações de cães e gatos

Iniciativa ocorreu entre 4 a 6 de abril em Praia de Leste

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná/Divulgação

Entre 4 a 6 de abril, aconteceu em Pontal do Paraná, no Jardim Canadá, no balneário Praia de Leste, mais uma edição do mutirão de castração de cães e gatos realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Ao todo, foram castrados 542 castrações nos três dias em que aconteceu o mutirão. Desde o início da atual gestão, as edições da iniciativa em questão já beneficiaram cerca de 2.500 animais no município. 

“Foram castrados no dia 4, 179 animais, no dia 5, 218 animais e no dia 6, 145 animais, totalizando 542 castrações nesta ação. Ao todo desde o início desta gestão já foram castrados mais de 2.500 animais em Pontal do Paraná”, informa a assessoria. O prefeito Rudão Gimenes esteve no local acompanhando o mutirão. Ele cumprimentou famílias e membros da Rede de Proteção Animal de Pontal do Paraná (RPA), que estiveram no local, levando seus animais, bem como parabenizou a equipe do município pela ação.

Segundo o município, na última edição, assim como na anterior, duas protetoras que fazem parte da RPC obtiveram doações de camisetas e realizaram a fabricação de roupas cirúrgicas na hora para os animais que concluíam a castração. Além disso, foram realizadas explicações também dos cuidados pós-cirúrgicos necessários aos tutores. “Um trabalho perfeito e elogiado por todos, pois muitas pessoas não têm condições de comprar este tipo de vestuário, devido ao alto custo. Estas roupas servem para coibir que os animais retirem os pontos cirúrgicos após chegarem em casa”, salienta a Prefeitura.

“A Prefeitura de Pontal do Paraná agradece a Rosângela de Lourdes Souza e a Elisandra Regina Andrade de Assis por este belo trabalho e a todas as outras protetoras que levaram seus animais para o mutirão e ajudaram parentes, amigos e vizinhos, numa grande rede de solidariedade”, informa o município, agradecendo também a Maeco, pela doação de camas para os animais, que foram feitas com pneus reciclados. “Neste evento foram 100 unidades, que a população pôde levar gratuitamente”, acrescenta.

Demanda e atendimento em outros mutirões

Segundo a assessoria, devido à alta demanda com grande número de pedidos de castração, tutores que solicitaram o procedimento recentemente não puderam ser atendidos no último mutirão, mas serão atendidos nos próximos, tendo sido cadastrados em uma fila de cadastro reserva. “Lembrando que o contato é feito via telefone, muitas pessoas deixam de atender e na terceira tentativa de contato o processo é arquivado, então atenção quem fez o cadastro verifique se seu protocolo está com contato atualizado e fique atento para ser chamado no próximo mutirão”, detalha o município. 

Requisitos e cadastro

“As ações de castração são direcionadas prioritariamente a pessoas em situação de fragilidade social e animais resgatados da rua. Sendo assim, ao mandar a inscrição para castração é necessário anexar documentos como RG ou CNH, comprovante de residência, o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais e fotos do animal. As solicitações devem ser feitas via protocolo, de forma presencial na sede da Prefeitura no balneário Praia de Leste ou pelo site, para isso basta entrar no link abaixo. É necessário preencher o protocolo nos campos requisitados e anexar os documentos solicitados. Ressaltamos a importância de se colocar meios de contato (preferencialmente telefone), a espécie, sexo e idade do animal”, ressalta a Prefeitura.

O protocolo para pedido de castração de cães e gatos pode ser feito no site do município pelo link https://pontaldoparana.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=9 . Além disso, equipes estão à disposição para mais informações aos munícipes nos telefones (41) 3455-9643 e (41) 93500-7993.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress