Na quarta-feira, 14, a Prefeitura de Matinhos, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, divulgou balanço da atuação das equipes de limpeza nos cinco dias de Carnaval de sexta-feira, 9, a quarta-feira, 14. No período em questão, foram recolhidos 955,73 toneladas das ruas e orlas da folia, sendo registrada uma média diária de recolhimento de 159,29 toneladas, algo que reforça a preservação ambiental, bem como a necessidade de conscientização sobre o descarte correto de lixo da população.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Sérgio Cioli, os números “destacam a importância de políticas públicas voltadas para a gestão adequada dos resíduos, bem como a conscientização da população sobre a importância de preservar o meio ambiente”.
Detalhamento do recolhimento em orla e de lixo doméstico
Segundo o município, durante o Carnaval, 332 toneladas de resíduos foram recolhidas nas praias de Matinhos, com uma média diária de 55,33 toneladas. “Este tipo de lixo inclui principalmente materiais como plásticos, vidros e restos de alimentos deixados pelos foliões”, complementa. “A quantidade de resíduos domésticos recolhidos foi ainda mais expressiva, totalizando 623,73 toneladas, o que resulta em uma média diária de 103,96 toneladas”, informa a pasta de Meio Ambiente.
“O dia que registrou o maior volume de resíduos domésticos foi a segunda-feira (12), com um recorde de 123,35 toneladas. O dia 12 também foi o que mais gerou lixo de praia, com um total de 72 toneladas recolhidas”, destaca a Prefeitura de Matinhos.
Educação ambiental
A Prefeitura reforça que o alto número de toneladas de resíduos recolhidos chama a atenção e reforça a necessidade de intensificar a coleta seletiva e práticas sustentáveis entre moradores e turistas. Cioli afirma que “o descarte correto dos resíduos é essencial para a preservação das praias e ecossistemas locais, garantindo um ambiente saudável para as presentes e futuras gerações”, finaliza.
Com informações da Prefeitura de Matinhos