Meio Ambiente

Matinhos alerta para excesso de casos de descarte irregular de lixo e entulhos

Prefeitura está intensificando fiscalização e aplicação de multas

bi73a 92

Na quinta-feira, 11, a Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, emitiu alerta com relação ao excesso de casos de descarte irregular de lixo e entulhos no município, algo exemplificando com o despejo de resíduos em um canal perto da Rua Moreira Sales, no Rio da Onça. O ato é crime ambiental e também cria pontos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. A Prefeitura pede que a população colabore na limpeza do município, alertando para casos onde a limpeza foi feita por equipes da Secretaria de Meio Ambiente e, em poucos dias, novamente o local estava sujo.

Segundo  o secretário municipal do Meio Ambiente, Sérgio Cioli, a população deve colaborar na manutenção da limpeza em todo  o município. “A Prefeitura vem, faz a parte dela, limpa, e o cidadão vem aqui e suja, e aí cobra a Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura, o prefeito”, alerta, lamentando a sujeira que ocorreu, exemplificando o caso da rua Moreira Sales, no Rio da Onça, onde ocorreu a limpeza pelo município e o local estava sujo poucos dias depois, devido ao descarte irregular de lixo e entulho. “Estamos de olho”, alerta. 

O município ressalta casos de descarte irregular na última semana na rua Parana City, no balneário Flamingo, onde o proprietário será multado, bem como em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mangue Seco e na rotatória da Avenida Curitiba. A Prefeitura alerta que as ações de descaso causam prejuízo ao município, com necessidade de designar equipes para fazer o recolhimento. 

O descarte irregular de lixo é crime ambiental, com multas aplicáveis presentes nas leis municipais 1051/2016 , 1612/2013 e 1635/2013. “Isso é um crime. Quem for pego aqui jogando será encaminhado à Delegacia de Polícia, isso aqui é Área de Preservação Permanente (APP), não pode. Vamos ficar atentos. Que as pessoas de bem nos ajude a monitorar isso aqui. A pessoa que quer continuar fazendo essa situação aqui, a gente vai estar monitorando, limpando, colocando data e hora, mostrando à população que a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente está cuidando da cidade, só que nós temos que punir as pessoas que estão sujando a cidade”, finaliza o secretário, ainda com relação ao descarte de entulhos no Rio da Onça.

Com informações da Prefeitura de Matinhos

Você também poderá gostar

Matinhos alerta para excesso de casos de descarte irregular de lixo e entulhos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Matinhos alerta para excesso de casos de descarte irregular de lixo e entulhos

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.