Na quinta-feira, 11, a Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, emitiu alerta com relação ao excesso de casos de descarte irregular de lixo e entulhos no município, algo exemplificando com o despejo de resíduos em um canal perto da Rua Moreira Sales, no Rio da Onça. O ato é crime ambiental e também cria pontos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. A Prefeitura pede que a população colabore na limpeza do município, alertando para casos onde a limpeza foi feita por equipes da Secretaria de Meio Ambiente e, em poucos dias, novamente o local estava sujo.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Sérgio Cioli, a população deve colaborar na manutenção da limpeza em todo o município. “A Prefeitura vem, faz a parte dela, limpa, e o cidadão vem aqui e suja, e aí cobra a Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura, o prefeito”, alerta, lamentando a sujeira que ocorreu, exemplificando o caso da rua Moreira Sales, no Rio da Onça, onde ocorreu a limpeza pelo município e o local estava sujo poucos dias depois, devido ao descarte irregular de lixo e entulho. “Estamos de olho”, alerta.
O município ressalta casos de descarte irregular na última semana na rua Parana City, no balneário Flamingo, onde o proprietário será multado, bem como em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mangue Seco e na rotatória da Avenida Curitiba. A Prefeitura alerta que as ações de descaso causam prejuízo ao município, com necessidade de designar equipes para fazer o recolhimento.
O descarte irregular de lixo é crime ambiental, com multas aplicáveis presentes nas leis municipais 1051/2016 , 1612/2013 e 1635/2013. “Isso é um crime. Quem for pego aqui jogando será encaminhado à Delegacia de Polícia, isso aqui é Área de Preservação Permanente (APP), não pode. Vamos ficar atentos. Que as pessoas de bem nos ajude a monitorar isso aqui. A pessoa que quer continuar fazendo essa situação aqui, a gente vai estar monitorando, limpando, colocando data e hora, mostrando à população que a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente está cuidando da cidade, só que nós temos que punir as pessoas que estão sujando a cidade”, finaliza o secretário, ainda com relação ao descarte de entulhos no Rio da Onça.
Com informações da Prefeitura de Matinhos