Meio Ambiente

Mais de 17 toneladas de resíduos são retiradas de rios, praias e manguezais em Paranaguá

Ação da Prefeitura e voluntários fez parte do Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Manguezais

Equipes do município e voluntários atuaram em oito locais do município (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Equipes do município e voluntários atuaram em oito locais do município (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

No último sábado, 20, a Prefeitura de Paranaguá realizou uma ação alusiva ao  Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Manguezais, que contou com a participação do prefeito Adriano Ramos, bem como equipes das secretarias municipais e voluntários de comunidades e instituições de Paranaguá. Ao todo, mais de 17,1 toneladas foram retiradas de áreas costeiras e manguezais no Canal do Anhaia, Beira Rio, Ilha dos Valadares, Vila do Povo, Rua da Praia, Jardim Iguaçu e Parque Awaji, assim como no Trapiche do Rocio.

“Só tenho que agradecer a todos que estiveram envolvidos nessa ação, a colaboração das empresas, os voluntários que dedicaram um pouquinho do seu tempo para ajudar o meio ambiente, os nossos manguezais. E o mais importante é que esse material retirado foi destinado às associações de reciclagem da cidade, beneficiando famílias que trabalham com isso”, afirma o prefeito Adriano Ramos.

 “Só tenho que agradecer a todos que estiveram envolvidos nessa ação, a colaboração das empresas, os voluntários que dedicaram um pouquinho do seu tempo para ajudar o meio ambiente", afirma o prefeito Adriano Ramos (Foto: Prefeitura de Paranaguá)
“Só tenho que agradecer a todos que estiveram envolvidos nessa ação, a colaboração das empresas, os voluntários que dedicaram um pouquinho do seu tempo para ajudar o meio ambiente”, afirma o prefeito Adriano Ramos (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Pesca (SEMMADESP), foram coletados 17.130,9 quilos de resíduos durante a ação. 

“Cada saco de resíduos recolhido representa um passo concreto para a preservação dos manguezais. Este é apenas o começo, precisamos transformar iniciativas como essa em uma prática constante”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marcio Vega, parabenizando o esforço conjunto entre voluntários, servidores públicos, empresas e entidades.

Ilha dos Valadares

Um total de 50 voluntários atuou em regiões da Ilha dos Valadares, incluindo membros da ONG Guardiões dos Manguezais Parnanguaras, recolhendo mais de 1,1 tonelada de resíduos, com apoio da Secretaria Regional da Ilha. “Manter a Ilha limpa é um desafio que envolve toda comunidade. A SERVAL tem promovido encontros de conscientização e garantido a fiscalização constante dos serviços de coleta de lixo”, afirma o secretário Marcelo Dias.

De acordo com a Prefeitura, os resíduos coletados foram destinados às cooperativas de reciclagem Assepar (Vila Santa Maria) e Nova Esperança (Ilha dos Valadares), algo informado pela PAVI Ambiental, responsável pela pesagem.

Resultados da ação:

  • Trapiche do Rocio (19/09): 113 voluntários / 700 kg
  • Valadares (20/09): 49 voluntários / 1.120 kg
  • Rua da Praia: 36 voluntários / 2.200 kg
  • Parque Awaji: 14 voluntários / 13,9 kg
  • Jardim Iguaçu: 21 voluntários / 5.100 kg
  • Anhaia/Beira Rio: 31 voluntários / 6.300 kg
  • Vila do Povo: 12 voluntários 25/ 1.700 kg

Com informações da Prefeitura de Paranaguá


Mais de 17 toneladas de resíduos são retiradas de rios, praias e manguezais em ParanaguáAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Mais de 17 toneladas de resíduos são retiradas de rios, praias e manguezais em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar