Meio Ambiente

Litoral do Paraná terá ação no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios

Mobilização acontece no sábado, 17, com a participação de voluntários

Neste sábado, 17, é comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios e o litoral do Paraná terá ações de conscientização em Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos. A mobilização, que ganhou o nome de “O Oceano Está Aqui”, acontece das 8h30 às 11h30 para a limpeza de alguns pontos na região.

O Clean Up Day, como também é conhecida a data, ocorre em praias do mundo todo e, no Paraná, a ação é coordenada pelo Programa Rebimar (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha). As equipes formadas por pesquisadores e voluntários da comunidade vão percorrer a pé as praias, munidos de luvas e sacos de lixo para retirar todo o material que foi descartado incorretamente.

A limpeza será realizada pelas equipes em Paranaguá, próximo ao Santuário do Rocio, Rio Itiberê e Ilha do Mel; Matinhos; e em Pontal do Paraná, nos balneários de Praia de Leste, Ipanema, Shangrilá e Pontal do Sul.

O objetivo é prático, despoluir os ecossistemas marítimos e terrestres. Mas também é simbólico, como explica o coordenador geral do Rebimar e oceanógrafo, André Cattani. “Qualquer ação de retirada de lixo tem um impacto positivo para a saúde da praia e o bem-estar dos banhistas. Mas o mais importante é a mensagem sobre o impacto da poluição, que têm diferentes fontes”, disse Cattani.

O lixo encontrado nas praias do Paraná tem diversas origens. “Tem lixo desde aquele deixado pelo usuário da praia até o material de outros lugares que vem pela energia das ondas, pelas marés e correntes. O lixo polui não só a areia, mas os manguezais, que são ambientes muito sensíveis”, explicou Cattani.

5pp4vf4a
Quem comparecer terá à disposição água e lanche, além de equipamentos de proteção individual
Foto: Divulgação/Arquivo/Prefeitura Pontal do Paraná

Reforço terrestre

O trecho de 15 quilômetros na costa de Pontal do Paraná é o maior a ser percorrido por organizações no Estado do Paraná no Clean Up Day. “Esperamos contar com moradores e veranistas que estejam na cidade neste esforço de limpeza”, convidou Cattani.

Quem comparecer terá à disposição água e lanche, além de equipamentos de proteção individual. Haverá pontos de apoio em quatro praias: Pontal do Sul, ao norte; Shangrilá; Praia de Leste e Ipanema, ao sul.

Essa é uma ação em parceria com diversas instituições como: Fundação Grupo Boticário, SPVS, Associação MarBrasil, Parceiros do Mar e Sesc de Caiobá. 

Análise dos dados

O objetivo do Rebimar é cuidar da praia e também saber o tamanho do problema. Vai ficar à disposição dos voluntários o aplicativo SIG Rebimar, que pode ser baixado por usuários Android e iOS o ano inteiro, e que servirá para quantificar o lixo recolhido ao final da manhã do Clean Up Day, na tenda de apoio em Shangrilá. 

Os dados serão tratados pelo Rebimar, que já analisa a presença de lixo nas praias do Paraná ao longo do ano, e compartilhados com as instituições parceiras desta ação. Ao final do trabalho, o Rebimar distribuirá brindes para todos os voluntários. 

O objetivo é limpar áreas de praias e manguezais equivalentes a 100 campos de futebol na Grande Reserva. Os interessados podem se cadastrar pelo link https://forms.gle/Ec6Q4vDW3RNyBT3C6, receber conteúdos exclusivos e uma surpresa no e-mail.

Serão emitidas declarações de participação valendo horas extras curriculares para estudantes. 

Com informações Da Assessoria

Você também poderá gostar

Litoral do Paraná terá ação no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Litoral do Paraná terá ação no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.