Neste sábado, 17, é comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios e o litoral do Paraná terá ações de conscientização em Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos. A mobilização, que ganhou o nome de “O Oceano Está Aqui”, acontece das 8h30 às 11h30 para a limpeza de alguns pontos na região.
O Clean Up Day, como também é conhecida a data, ocorre em praias do mundo todo e, no Paraná, a ação é coordenada pelo Programa Rebimar (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha). As equipes formadas por pesquisadores e voluntários da comunidade vão percorrer a pé as praias, munidos de luvas e sacos de lixo para retirar todo o material que foi descartado incorretamente.
A limpeza será realizada pelas equipes em Paranaguá, próximo ao Santuário do Rocio, Rio Itiberê e Ilha do Mel; Matinhos; e em Pontal do Paraná, nos balneários de Praia de Leste, Ipanema, Shangrilá e Pontal do Sul.
O objetivo é prático, despoluir os ecossistemas marítimos e terrestres. Mas também é simbólico, como explica o coordenador geral do Rebimar e oceanógrafo, André Cattani. “Qualquer ação de retirada de lixo tem um impacto positivo para a saúde da praia e o bem-estar dos banhistas. Mas o mais importante é a mensagem sobre o impacto da poluição, que têm diferentes fontes”, disse Cattani.
O lixo encontrado nas praias do Paraná tem diversas origens. “Tem lixo desde aquele deixado pelo usuário da praia até o material de outros lugares que vem pela energia das ondas, pelas marés e correntes. O lixo polui não só a areia, mas os manguezais, que são ambientes muito sensíveis”, explicou Cattani.
Reforço terrestre
O trecho de 15 quilômetros na costa de Pontal do Paraná é o maior a ser percorrido por organizações no Estado do Paraná no Clean Up Day. “Esperamos contar com moradores e veranistas que estejam na cidade neste esforço de limpeza”, convidou Cattani.
Quem comparecer terá à disposição água e lanche, além de equipamentos de proteção individual. Haverá pontos de apoio em quatro praias: Pontal do Sul, ao norte; Shangrilá; Praia de Leste e Ipanema, ao sul.
Essa é uma ação em parceria com diversas instituições como: Fundação Grupo Boticário, SPVS, Associação MarBrasil, Parceiros do Mar e Sesc de Caiobá.
Análise dos dados
O objetivo do Rebimar é cuidar da praia e também saber o tamanho do problema. Vai ficar à disposição dos voluntários o aplicativo SIG Rebimar, que pode ser baixado por usuários Android e iOS o ano inteiro, e que servirá para quantificar o lixo recolhido ao final da manhã do Clean Up Day, na tenda de apoio em Shangrilá.
Os dados serão tratados pelo Rebimar, que já analisa a presença de lixo nas praias do Paraná ao longo do ano, e compartilhados com as instituições parceiras desta ação. Ao final do trabalho, o Rebimar distribuirá brindes para todos os voluntários.
O objetivo é limpar áreas de praias e manguezais equivalentes a 100 campos de futebol na Grande Reserva. Os interessados podem se cadastrar pelo link https://forms.gle/Ec6Q4vDW3RNyBT3C6, receber conteúdos exclusivos e uma surpresa no e-mail.
Serão emitidas declarações de participação valendo horas extras curriculares para estudantes.
Com informações Da Assessoria