Durante o mês de janeiro, na temporada de verão, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou uma série de ações de sensibilização e comunicação ambiental nas praias de do litoral do Paraná. Tendas foram montadas em Pontal do Paraná, nos balneários Ipanema e Shangri-lá, e em Matinhos, onde uma série de ações foi realizada junto a crianças e adultos, com jogos e materiais didáticos, desenhos para colorir e conversa com as equipes.
“Levamos conhecimento e ciência para o público nas praias do litoral paranaense. O laboratório é o responsável pelo trecho paranaense do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), desenvolvido para o atendimento de condicionantes do licenciamento ambiental das atividades da Petrobras”, explica a assessoria do LEC.
Segundo o Laboratório, as equipes realizam continuamente o resgate e atendimento da fauna marinha que encalha no litoral do Paraná. “Também organizamos atividades para levar conhecimento sobre as espécies e a biodiversidade da região para a população”, completa a assessoria.
De acordo com o itinerário, as ações percorreram tendas da Operação Verão do IAT no dia 14 de janeiro em Matinhos, no dia 21 de janeiro em Pontal do Paraná no balneário Shangri-lá, e em 28 de janeiro no balneário Ipanema.
Animais marinhos debilitados ou mortos
“Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 9 92138746”, finaliza o LEC.
Com informações do LEC/UFPR