conecte-se conosco

Meio Ambiente

Jacaré “Adilson” é retirado de canal na Avenida JK em Matinhos

Animal foi encaminhado à habitat natural

Publicado

em

Foto: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Matinhos

Na sexta-feira, 5, o Instituto Água e Terra (IAT), do Governo do Estado, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Matinhos, realizou a retirada de um jacaré que estava em um canal ao lado da Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira. O animal, um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), que era visto continuamente pela população, já tinha sido nomeado de “Adilson”, entretanto, ele precisou ser retirado do canal por representar risco à população. 

“O manejo foi realizado pela equipe do Instituto Água e Terra (IAT), com apoio do biólogo e consultor sênior da STCP Engenharia de Projetos, Sérgio Morato e da Secretaria de Meio Ambiente de Matinhos. Trata-se de uma fêmea adulta, com cerca de 1,92 metros e pesando aproximadamente 50 kg. O animal foi avistado no local por moradores, que solicitaram sua retirada ao órgão ambiental”, informa o IAT.

“Foi uma solicitação da comunidade que atendemos, e também a necessidade de remover o animal para um local mais adequado, pensando em seu bem estar e maior qualidade de vida”, afirma a chefe do Setor de Fauna do IAT, bióloga Paula Vidolin. O trabalho de manejo foi feito pelo IAT, que levou todo o equipamento e estruturou todo o planejamento, com apoio da Prefeitura.

“O trabalho teve o aval do Instituto Água e Terra. Os profissionais do IAT colaboraram com a remoção, feita após solicitação dos moradores da região”, explica o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Matinhos.

Segundo o município, jacaré representava risco à comunidade (Foto: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Matinhos)

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ari Nomax, um ofício foi encaminhado ao IAT pedindo a retirada de “Adilson” do canal. “O motivo, segundo Ari, é que o animal representava um risco à comunidade. Após a retirada de Adilson do canal da JK, o jacaré foi encaminhado para o seu habitat natural”, finaliza a prefeitura.

“O manejo do animal durou cerca de quatro horas, até encontrar um local adequado para sua translocação”, informa o IAT. “Ele foi solto no leito do rio Guaraguaçu, onde já existe uma população estabelecida do jacaré-do-papo-amarelo”, afirmou a bióloga do Escritório Regional do IAT no Litoral, Fernanda Felisbino.

“A captura foi bastante delicada e necessitou de muito cuidado”, finaliza a assessoria do IAT.

Confira vídeo do jacaré sendo solto divulgado pela Prefeitura de Matinhos:

Com informações da Prefeitura de Matinhos

Em alta

plugins premium WordPress