conecte-se conosco

Meio Ambiente

Itaipu e Itaipu Parquetec lançam Núcleo de Cooperação Socioambiental em Paranaguá

Publicado

em

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, por meio do Governo Federal, anunciaram na quinta-feira, 12, em Paranaguá, o lançamento do Núcleo de Cooperação Socioambiental. A iniciativa reúne governos, universidades, organizações da sociedade civil e empresas para construir um futuro mais sustentável para 434 municípios no Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul. 

A ação faz parte do programa Itaipu Mais que Energia e tem como objetivo fortalecer a participação da sociedade na busca por soluções para os desafios socioambientais, como as mudanças climáticas. Os núcleos atuarão como espaços de diálogo e colaboração, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos conjuntos.

Outro aspecto importante é que os núcleos serão ambientes apartidários, voltados ao bem comum da sociedade. “Os núcleos nascem da missão de unir compromisso ambiental e social. A ideia é juntar forças, com ministérios e movimentos sociais, para trabalhar juntos. O objetivo é um País mais justo, social e ambientalmente. Queremos construir uma grande massa no movimento, criando uma consciência ambiental e social”, afirmou o diretor geral da Itaipu Binacional Enio Verri. 

A coordenadora dos Núcleos de Cooperação Socioambiental da Itaipu Binacional, Silvana Vitorassi, o objetivo é identificar as potencialidades de cada região. 

“Nós começamos por Paranaguá, mas a ideia é que cada encontro aconteça em um município diferente”, disse a coordenadora dos Núcleos de Cooperação Socioambiental da Itaipu Binacional, Silvana Vitorassi

“Nós começamos por Paranaguá, mas a ideia é que cada encontro aconteça em um município diferente. Nós priorizamos Paranaguá por uma decisão dos próprios coordenadores, mas a ideia é que os próximos seis, por exemplo, aconteçam nos municípios que estão participando. E as próprias instituições que estão aqui já estão oferecendo os espaços. A gente tem os investimentos, mas a gente quer a participação social e formação. A gente quer que as pessoas sejam formadas, qualificadas, as instituições se qualifiquem, se fortaleçam, para que cada vez mais as decisões sejam em um nível mais qualificado também e a gente consiga resultados mais efetivos”, disse Silvana.

Segundo ela, a sociedade ganha muito com a formação dos Núcleos. “Aqui nós estamos trazendo potencial de recurso humano, de recurso financeiro, de inteligência, mas agora são várias instituições pensando juntas. A Itaipu vai trazer formações, processos de fortalecimento da instituição, até de organização dessas instituições. A gente vai apoiar na captação de recursos, na formação para acesso a esses recursos”, afirmou Silvana.

Cerca de 120 pessoas participaram da formação do Núcleo em Paranaguá

Empoderar as pessoas

Os núcleos estão sendo constituídos por representantes de municípios, universidades, movimentos sociais, organizações cooperativas e empresas, entre outros. A expectativa é que cada núcleo se reúna bimestralmente, on-line ou presencialmente.

Em alta