Neste mês de setembro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior realizou a convocação de 150 novos servidores para o Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em todo o Paraná. Deste total, nove concursados novos foram chamados para atuar no escritório regional do IAT em Paranaguá, com alcance em todo o litoral do Paraná.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Entre os convocados para o IAT em Paranaguá constam dois técnicos de Manejo e Meio Ambiente, dois engenheiros civis, um engenheiro químico e quatro engenheiros ambientais, de acordo com o Edital de Ampliação n.º 177/2025 (https://anexos.cdn.selecao.net.br/uploads/747/concursos/367/anexos/1c71ad74-6665-4b15-90b6-a8bb9f1c89e0.pdf). O edital publicado pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) prevê 150 vagas referentes ao concurso público realizado em 2021. “São 148 novos agentes profissionais e dois agentes de execução”, detalha.
Paraná
Além de Paranaguá, os profissionais serão lotados nos escritórios regionais do IAT de Curitiba, Ivaiporã, Londrina, Toledo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Maringá e Umuarama.
“São 33 biólogos, 32 engenheiros agrônomos, 11 engenheiros civis, 23 engenheiros florestais, 40 engenheiros químicos, 3 geógrafos, 2 geólogos, 3 químicos, 1 sociólogo e 2 técnicos de manejo e meio ambiente”, informa o IAT.
Gestão ambiental
“O IAT é o braço técnico que assegura a boa gestão ambiental do Paraná. Esta nova convocação é um presente para o futuro do nosso Estado, pois traz profissionais qualificados para cuidar das florestas, rios, parques e da rica biodiversidade que nos distingue. A ampliação do quadro reforça, ainda, o compromisso do governador Ratinho Junior com o desenvolvimento sustentável e a preservação da natureza”, afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
De acordo com o IAT, esta é a quarta grande convocação por parte do IAT relativa ao concurso de 2021. “Em março de 2022, 112 profissionais habilitados começaram a trabalhar no órgão ambiental. Em março de 2024 foram outros dois chamamentos, abrangendo 242 servidores. No total, a autarquia ganhou 504 funcionários no intervalo de quatro anos”, acrescenta.
“Os recentes resultados do IAT nos credenciaram a buscar essa ampliação. Reforçando que tanto o governo quanto a sociedade esperam uma resposta rápida do órgão ambiental, para que sejam tomadas as melhores decisões do ponto de vista do meio ambiente”, ressalta o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.
Exames médicos iniciados na segunda-feira
Segundo a assessoria, os candidatos aprovados já foram convocados para a etapa de avaliação médica. “O prazo para entrega dos exames de auxílio diagnóstico e avaliações especializadas, com o preenchimento a Ficha de Informações Médicas (FIM), começou nesta segunda-feira, 22, e vai até as 17h59 do dia 21 de outubro. Todo o processo é realizado de maneira digital, via sistema de e-protocolo da administração estadual”, complementa o Instituto.
“São 148 agentes profissionais de nível superior e mais dois agentes de execução de nível médio. Um grupo grande, que vai ajudar no desenvolvimento sustentável do Paraná”, finaliza o diretor Administrativo e Financeiro do IAT, Eder Rogério Stela.
Com informações da AEN





