conecte-se conosco

Meio Ambiente

Curta o verão na Ilha do Mel fazendo o uso consciente da água e adotando uma rotina de consumo responsável

Concessionária traz dicas práticas para que os clientes aproveitem o verão com uso racional da água

Publicado

em

O aumento da população na Ilha do Mel durante a temporada de verão está acima da média observada nos últimos anos, o que gerou um sinal de alerta sobre a importância do uso racional da água potável na estação mais quente do ano. Sendo assim, a Paranaguá Saneamento, empresa do grupo Iguá, orienta os clientes a reforçarem os cuidados para evitar desperdícios.

Ao longo do ano, a concessionária realizou investimentos em obras e melhorias para aumentar a captação e abastecimento de água durante a alta temporada. Em dezembro, por exemplo, próximo à praia de Nova Brasília, equipes da Paranaguá Saneamento instalaram dois reservatórios flexíveis, em uma área de 500 m², com capacidade para 150 mil litros cada.

O abastecimento dos reservatórios é feito com a ajuda de barcaças, aumentando a disponibilidade de água para a ilha sem sobrecarregar os sistemas de captação do local. Para isso, também foi instalada uma bomba ligada a um gerador de energia, que garante a pressão necessária para levar a água às residências e comércios na ilha.

O sistema de abastecimento na Ilha do Mel e no munícipio de Paranaguá é acompanhado 24 horas por dia pelo Centro de Controle Operacional (CCO), onde os profissionais da companhia monitoram remotamente o nível dos reservatórios e o volume e a pressão da água em diferentes pontos da rede. Esse acompanhamento facilita a identificação de possíveis danos e vazamentos nas tubulações e reduz o tempo de reparos.

“Mesmo com a implantação de reservatórios flexíveis na Ilha do Mel, é necessário uso racional da água. Quando é registrado um aumento exponencial de pessoas na Ilha, vemos que cada gota importa”, explica o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.

A concessionária também reforça a orientação a respeito da instalação de caixa d’água na residência, pois com ela, ao serem realizadas manutenções emergenciais ou programadas, os clientes não terão suas rotinas afetadas pela interrupção temporária de abastecimento.
Se liga nessas dicas de uso sustentável da água:

  • Reutilize a água da máquina de lavar para limpeza de calçadas, do quintal e até mesmo para regar plantas.
  • Torneira fechada na hora do banho e ao lavar louças;
  • Ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça feche a torneira.
  • Atenção aos vazamentos: Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

Da assessoria

Em alta

plugins premium WordPress