Meio Ambiente

Comunidade Portuária recolhe mais de duas toneladas de resíduos dos manguezais em Paranaguá

O mutirão de limpeza feito pelo comunidade portuária aconteceu no Dia Mundial de Proteção dos Manguezais (26 de julho) e em comemoração aos 370 anos de Paranaguá (29 de julho)

sog89j3g 1584443775

Mais de duas toneladas de lixo foram recolhidas das áreas de mangues existentes em Paranaguá nesta quinta-feira (26). A ação – coordenada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) – contou com a participação de cerca de 200 voluntários que trabalham nos terminais portuários e foi realizada nas áreas do Rocio, Centro Histórico e comunidades ilhadas de Amparo, Piaçaguera e Eufrasina.

O diretor-presidente da APPA, Lourenço Fregonese, conta que a inciativa tem como objetivo reforçar, na semana do aniversário de Paranaguá, a importância da união e do cuidado de cada um com a cidade.

“Reunimos todas as empresas que operam no Porto de Paranaguá neste grande mutirão em prol da cidade e do meio ambiente. Além dos resultados efetivos desta limpeza, fica o exemplo de que juntos somos mais fortes e  que toda ação, por menor que seja, faz diferença”, ressaltou Fregonese.

PARA COMEMORAR

O mutirão de limpeza feito pela comunidade portuária aconteceu no Dia Mundial de Proteção dos Manguezais (26 de julho) e em comemoração aos 370 anos de Paranaguá (29 de julho).

Os manguezais estão entre os ecossistemas mais produtivos e importantes do mundo por funcionarem como verdadeiros “berçários da natureza”.

As áreas de mangues fornecem condições para alimentação, proteção e reprodução de muitas espécies animais. Além disso, os mangues são responsáveis pela estabilização da linha costeira contra ações erosivas e também ajudam a minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

“Os manguezais dependem do equilíbrio ecológico e esta ação também foi feita para conscientizar as pessoas sobre a importância da sua proteção”, afirmou o diretor de Meio Ambiente da APPA, Bruno da Silveira Guimaraes. “As áreas de mangues têm sofrido impactos com as ações e ocupações do homem, especialmente no que se refere a contaminação por esgoto e resíduos”, completou Bruno.

INTEGRAÇÃO

A ação integrada de limpeza dos mangues teve início às 8h30 da manhã, quando todos os voluntários, uniformizados, se reuniram, com luvas e sacos de lixo, para formação de grupos e para receber orientações de segurança.

Embarcações levaram as equipes para as Ilhas e veículos levaram os grupos para as áreas de limpeza no Rocio e Centro Histórico de Paranaguá. Um grupo de Caiaques também participou do mutirão recolhendo os resíduos encontrados pela baía de Paranaguá.

Fogão velho, colchão, máquina de lavar roupas e até um carrinho de bebê enferrujado  foram encontrados pelos voluntários nos manguezais e canais que desembocam na baía.

Todos os resíduos recolhidos nas ilhas foram trazidos para o continente e reunidos pela APPA em veículos para destinação correta.

QUEM PARTICIPOU

A ação contou com a participação de voluntários das empresas: Associação dos Terminais do Corredor de Exportação (ATEXP), Interalli, Bunge, Cargill, Cattalini, Companhia Brasileira de Logística (CBL), Cia Ambiental, Coamo, Cotriguaçu, Fospar, Harbor, Louis Dreyfus, Pasa, Petrobras, Rocha, Terminal de Containers de Paranaguá (TCP), Associação Operadores Portuários do Corredor Exportação do Porto Paranaguá (AOCEP) e Teapar.

RESULTADOS

O gerente da Cargill em Paranaguá, André Maragliano, disse que o mutirão tem um valor imensurável para Paranaguá. “Hoje participamos de uma ação muito bonita, com uma importância maior do que as pessoas podem mensurar, devido ao espírito e a vontade de contribuir mostrada por cada voluntário”, ressaltou.

O diretor-geral do Grupo Interalli, Fabrício Slavieiro Fumagalli, disse que a ação integrada da comunidade portuária é um exemplo de que as empresas mantém uma preocupação permanente com o meio ambiente e a cidade. “As nossas equipes estão engajadas em diferentes projetos sociais e ambientais em Paranaguá. Esta ação é uma delas e demonstra claramente isso”, disse Fabrício.

Para o gerente da Cotriguaçu em Paranaguá, Rodrigo Buffara Farah Coelho, o mutirão foi de extrema importância para mostrar a integração entre as empresas portuárias. “Os colaboradores participaram com alegria e satisfação, contribuindo com o meio ambiente, com a cidade e fortalecendo o espírito de cidadania das pessoas”, destacou.

O gerente da Harbor, Valmor Felipetto, ressaltou que a Harbor está integrada com todas as campanhas coordenadas pela APPA. “Estamos focados e comprometidos com as questões ambientais e em benefícios da cidade”, destacou Valmor.

João Paiva, gerente da Louis Dreyfus, contou que oito colaboradores da empresa participaram do mutirão. “Todos ficaram motivados com a ação, que é muito importante para nossa cidade. Nosso time está sempre à disposição para participar das atividades em conjunto”, disse.

Fernando Pereira dos Santos, gerente de saúde, segurança, proteção ambiental e qualidade da Cattalini enfatizou que a ação de limpeza mostra a real força das empresas que formam este grupo. “Aqui da Catallini, por exemplo, foram mais de 20 pessoas. Inovamos com um grupo que foi de caiaque até a Ilha do Amparo. Além do impacto ambiental, a atividade serve para conscientizar e mobilizar todas as empresas, colaboradores e toda comunidade local para a importância da participação e contribuição de cada um para a sustentabilidade”, avaliou.

“A união para o aniversário de Paranaguá é uma demonstração do cuidado das empresas com a cidade, junto com toda a comunidade parnanguara”, finalizou, José Antônio dos Santos Júnior, supervisor de Meio Ambiente da Pasa.

 

Da Assessoria de Comunicação da APPA

Você também poderá gostar

Comunidade Portuária recolhe mais de duas toneladas de resíduos dos manguezais em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.