Meio Ambiente

Com inverno, chegada de pinguins aumenta no litoral do Paraná

LEC explica recomendações a pessoas que encontrarem pinguins nas praias

Com a chegada do Inverno, algo que ocorreu em 21 de junho, o litoral do Paraná registra um aumento na chegada de pinguins em suas praias. Em sua maioria, os animais que chegam à região são pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) que se encontram debilitados. Pensando nisso, no domingo, 3, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), divulgou uma série de orientações a moradores e turistas que avistarem pinguins nas praias paranaenses, com foco no respeito ao meio ambiente e à integridade física da espécie.

Antes de mais nada, a assessoria ressalta que é essencial entrar em contato com o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341 ou no  (41) 99213-8746 ao encontrar animais debilitados ou mortos nas praias da região. Outro ponto é fazer o isolamento da área. “Mantenha distância do animal e evite contato físico. Não tente devolver o pinguim ao mar. Ele pode estar cansado/debilitado”, completa.

“Não coloque o pinguim no gelo. Os pinguins que vem à praia em geral estão cansados e desidratados. Eles precisam de aquecimento e atendimento veterinário”, informa o LEC. Outra orientação é afastar animais domésticos dos pinguins. “Eles podem atacar, transmitir doenças, além de estressar o pinguim”, explica.

O PMP-BS afirma que não se deve alimentar nenhum espécime encontrado na praia. “Não tente alimentar o animal, ele pode demandar de alimentos específicos”, informa.

Pinguins precisam de atendimento do PMP-BS

Segundo a assessoria, “a grande maioria dos pinguins-de-magalhães que chegam ao Paraná estão debilitados, possivelmente por não conseguirem se alimentar adequadamente durante a migração”, detalha. “Os pinguins, diferentes de focas e lobos marinhos, não param na praia para descansar, quando encalham é porque precisam de cuidados médico-veterinário”, reforça, sobre a importância de que se acione o PMP-BS e o LEC por telefone. 

Com informações do LEC/UFPR e PMP-BS


Com inverno, chegada de pinguins aumenta no litoral do ParanáAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Com inverno, chegada de pinguins aumenta no litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar