Na terça-feira, 15, a Prefeitura de Pontal do Paraná, junto ao Laboratório de Ecologia e Conservação(LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), divulgou o avistamento de uma baleia franca (Eubalaena Australis) e o seu filhote na costa do município. A mãe, que conta 15 metros, e o filhote, com seis metros, foram vistos e fotografados entre os balneários Barrancos e Atami. A espécie está ameaçada de extinção.
Segundo a bióloga e pesquisadora do LEC/UFPR, Camila Domit, a baleia adulta conta com marcas naturais que são catalogadas em um banco de dados do Instituto Australis que funcionam como uma espécie de digital. “Pontal do Paraná já teve outras visitas em anos anteriores da mesma espécie, e o interessante é que essas calosidades que esse animal tem na cabeça, de coloração branca, são específicas por indivíduo; são como uma impressão digital. Vamos enviar as imagens deste animal para o pessoal do Instituto Australis/SC, para saber por onde está mamãe já passou”, completa.
“É uma espécie que depende das nossas ações para a sua conservação, felizmente a população está se recuperando, mas os pesquisadores têm observado uma incidência de vários tipos de doença nesses animais que podem de alguma forma também trazer algum tipo de impacto a conservação da espécie. Todo o esforço coletivo é importante para garantirmos a sobrevivência destas mães e filhotes”, ressalta Domit, ressaltando que a espécie é ameaçada de extinção e que o Brasil conta com um plano de ação para sua conservação.
Ponto de avistamento
O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jackson Bassfeld, destaca a importância de medidas protetivas no meio ambiente de Pontal do Paraná, algo promovido ao longo dos anos, que pode possibilitar inclusive que o município possa ser um ponto de avistamento constante das baleias, assim como ocorre em municípios de Santa Catarina e outros estados. “Seria muito interessante se tivéssemos um ponto de avistamento, como tem em Santa Catarina, no Rio de Janeiro e na Bahia, o turismo também seria impulsionado em função da presença desses animais maravilhosos aqui na costa do município de Pontal do Paraná, lembrando que nós estamos da década dos oceanos e que é fundamental, cada vez mais, a gente poder preservar esses ambientes marinhos”, detalha.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná