Um dos principais trabalhos desenvolvidos Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), é o resgate e tratamento de animais marinhos em todo o litoral do Paraná. Um dos exemplos desta atuação ocorreu na tarde da terça-feira, 5, quando equipe do LEC soltou de volta ao mar uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) na praia de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná, algo que ocorreu após um mês de reabilitação do animal.
“O animal foi encontrado há um mês no litoral com uma lesão parcialmente cicatrizada, possivelmente causada por mordida de tubarão. Desde então, passou por um tratamento acompanhado pelos veterinários, tratadores e demais técnicos do projeto até que estivesse com a saúde restabelecida para voltar ao mar”, afirma a assessoria do LEC.
Segundo a assessoria, a tartaruga-verde está ameaçada de extinção no Brasil. A atuação do LEC e suas equipes visam contribuir a preservação deste animal, bem como “reestabelecer a saúde do indivíduo e colaborar com a conservação da população do Atlântico Sul”, acrescenta.
“A tartaruga-verde é a espécie mais frequente no litoral do Paraná e utiliza a região para se alimentar, principalmente em regiões costeiras. Ao encontrar tartarugas marinhas debilitadas ou mortas nas praias de Pontal do Paraná é possível acionar a equipe do PMP-BS/LEC do CEM da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 9 92138746”, finaliza a assessoria da UFPR.
Com informações do UFPR