Meio Ambiente

APA de Guaratuba abriga rica biodiversidade no litoral do Paraná

Projeto vai dedicar esforços para aprofundar o conhecimento sobre a região

biodiversidade no litoral do Paraná

No dia 27 de maio foi comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. O objetivo da criação da data é conscientizar a população para a conservação, recuperação e uso sustentável do bioma. A APA (Área de Proteção Ambiental) de Guaratuba, no litoral do Paraná, é uma região rica em biodiversidade, beleza cênica e importância ecológica ímpar.

A APA é uma unidade de conservação que tem como objetivo principal a conservação da biodiversidade conciliada à ocupação humana e o uso sustentável dos recursos naturais.

O território possui classificação internacional de Sítio Ramsar, adquirido pela importância de suas áreas úmidas e habitats aquáticos fundamentais para a sobrevivência de diversas espécies. Criada em 1992, pelo Decreto Estadual n.º 1.234, a APA de Guaratuba possui área de aproximadamente 200 mil hectares, distribuída pelos municípios de Guaratuba, Matinhos, Tijucas do Sul, São José dos Pinhais, Morretes e Paranaguá.

A região possui manguezais bem conservados, matas periodicamente alagadas e ecossistemas únicos que abrigam plantas e animais adaptados à dinâmica das marés e às águas que podem ser doces, salobras ou salgadas.  

Essa variedade de habitats proporciona uma grande variedade de fauna e flora, incluindo aves, tartarugas marinhas, golfinhos e uma abundância de peixes, caranguejos e outras espécies. Sua localização estratégica a torna área de reprodução, alimentação e refúgio para diversas espécies ameaçadas de extinção, residentes e migratórias vindas de outros países.

“Esse é um dos raros redutos da Mata Atlântica e dessa intersecção mar-terra. Uma planície litorânea que tem um bioma importantíssimo com poucos remanescentes ao longo da costa brasileira”, destaca o oceanógrafo Frederico Pereira Brandini, fundador da Associação MarBrasil.

“É uma obrigação da sociedade atual somar esforços e angariar recursos humanos e financeiros para poder preservar o que ainda resta de natureza. Isso é importante até do ponto de vista econômico, tendo em vista o potencial turístico da região e de produção de recursos pesqueiros”, completou Frederico.

biodiversidade no litoral do Paraná
Sua localização estratégica a torna área de reprodução, alimentação e refúgio para diversas espécies
Foto: Gabriel Marchi

Pesquisas na área de biodiversidade no litoral do Paraná

No litoral do Paraná, o Programa de Recuperação da Biodiversidade (Rebimar V) da Associação MarBrasil vai dedicar esforços para aprofundar o conhecimento sobre a APA de Guaratuba. Pesquisadores de diversas instituições de ensino avaliam as ameaças para estes ecossistemas e sua biodiversidade, contribuindo com a conservação e o fortalecimento de abordagens mais sustentáveis para o desenvolvimento local. 

“Será um desafio gigante para nossa equipe, pela importância da região, pela dimensão territorial e pela dificuldade de acesso e demandas logísticas que a região traz. Mas começamos a ter agora um olhar maior para essa baía e buscar informações sobre a ocorrência e ameaças aos animais marinhos e costeiros da região”, explica a bióloga Camila Domit, coordenadora técnica das ações com tartarugas-marinhas.

Em especial sobre o projeto da Ponte de Guaratuba, para Domit, apesar das alterações no ambiente com a obra, haverá benefícios para a fauna marinha com o tempo.

“Para os animais marinhos será melhor que exista um impacto agudo, mas monitorado e aplicado com uso de todos os equipamentos e tecnologias de redução de impacto (estratégias mitigadoras), do que manter a situação de impactos crônicos como é atualmente o causado pelo ferry-boat, embarcação geradora de grande problema para mamíferos aquáticos e, provavelmente, um dos impulsionadores do afastamento dos golfinhos daquela região”, explica.

Com informações da Assessoria

APA de Guaratuba abriga rica biodiversidade no litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


APA de Guaratuba abriga rica biodiversidade no litoral do Paraná

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.