A ação de limpeza Onda Limpa Paraná: Conexão por Rios, Manguezais e Praias foi remarcada para o próximo sábado, 28. Muito além de despoluir o litoral, a proposta é sensibilizar as pessoas sobre a importância de cuidar do oceano.
A concentração será às 8h30, com saída às 9h, em três pontos de encontro. Em Pontal do Paraná, a ação acontece no balneário de Pontal do Sul, em frente a passarela. Em Paranaguá, será no Meu Campinho da Ilha de Valadares. Em Matinhos, acontece em frente ao Sesc Caiobá.
- IAT dispersa 50 mil sementes de palmito-juçara em Unidades de Conservação do Paraná
- Alunos visitam o Porto de Antonina e aprendem sobre o meio ambiente no litoral do Paraná
Em Pontal do Paraná, a coleta de lixo será coordenada pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar), iniciativa da Associação MarBrasil. A UFPR Litoral é parceira da ação e estudantes que participarem vão receber certificados.
As inscrições podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdV3YAUWZoxx_Rd2I-QLbXr62K0M9UPxVO2OhctMuExZ6YQVw/viewform
“A função central é fazer com que as pessoas vejam um grupo mobilizado para recolhimento de resíduos e incentivem que essa prática permaneça”, explicou Marjorie Ramos, coordenadora da Educação Ambiental do Rebimar. “Temos que voltar o nosso olhar para o oceano. Nossa relação com o litoral não deve ser só de lazer e recreação, mas também de responsabilidade. Dependemos desse espaço e temos a obrigação de cuidar dele”, reforçou a educadora.
Os voluntários receberão lanches e poderão reabastecer as garrafinhas de água durante a ação. Serão distribuídos sacos de lixo resistentes e luvas reutilizáveis de jardinagem, substituindo as luvas de látex, como parte dos esforços para reduzir a geração de resíduos. É recomendado o uso de filtro solar, boné ou chapéu, e capa de chuva caso o tempo fique instável.
Para a limpeza no manguezal, recomenda-se ainda o uso de calçado fechado com cadarço e repelente. Neste caso, a ação será coordenada pelo projeto Guardiões dos Manguezais Parnanguaras, também da Associação MarBrasil. Em Matinhos, o Sesc estará no comando da limpeza de praia.
A coleta deve durar cerca de duas horas, depois os resíduos serão pesados e analisados pelos pesquisadores de microplásticos do Rebimar. Em seguida, encaminhados a associações de coletores locais para destinação adequada.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Serviço
Data: 28 de setembro (sábado)
Horário: 8h30 (encontro), 9h (início da ação)
Locais de Encontro: Pontal do Paraná: praia de Pontal do Sul, em frente a passarela. Paranaguá: Meu Campinho da Ilha de Valadares. Matinhos: em frente ao SESC.
Com informações Da Assessoria