conecte-se conosco

Meio Ambiente

20 pet´s são adotados na 2.ª Feira de Adoção de Animais em Pontal do Paraná

10 cães e 10 gatos foram destinados a tutores através de adoção responsável

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

No sábado, 25, a Rede de Proteção Animal de Pontal do Paraná com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou a 2.ª Feira de Adoção de Animais, bem como a “Corrida Kids”, eventos que aconteceram no balneário Shangri-lá, na Praça Alvorada. Ao todo, 20 pet´s foram adotados de forma responsável por tutores do município, entre eles 10 cães de 13 ofertados e 10 gatos de 22 ofertados. 

Segundo o município, a feira “dá visibilidade ao trabalho de 35 protetores e protetoras cadastradas na cidade, além da oportunidade direta de adotar os pets”, ressalta. Além disso, a corrida contou com a participação de  dezenas de crianças e jovens nas categorias “Kids – 7, 9 e 11 anos” e “Juvenil – 13,15 e 17 anos”. “Os dois eventos integram o Dezembro Verde, mês de combate ao abandono de animais”, complementa.

Os eventos contaram com a presença do prefeito, Rudisney Gimenes Filho, o “Rudão Gimenes”, e do secretário de Meio Ambiente, Jackson Bassfeld. “O público compareceu e se movimentou entre estandes, atividades recreativas e doação de amostras de ração pela Carzenne, fabricante das marcas Billy Dog e Billy Cat, parceira da iniciativa e doadora de 300 dos 450 a 500 kg de ração arrecadados todos os meses e distribuídos à Rede de Proteção que resgata, cuida e destina animais no município”, detalha.

“Quem adotou um dos 50 animais ofertados passou antes por um cadastro e recebeu instruções sobre adoção responsável, além de assinar um termo de compromisso. E quem pretende adotar terá essa oportunidade entrando em contato com os protetores e com a Prefeitura. Eles recolhem e cuidam dos animais em suas residências, em locais apropriados, e os colocam para adoção”, explica a Prefeitura. 

Mais eventos para adoção responsável

De acordo com a diretora da pasta de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Flávia Deable, a feira foi criada justamente para atender as necessidades e dar visibilidade aos protetores de Pontal do Paraná. “Nos próximos eventos acreditamos que poderemos abrir para quem deseja doar diretamente. Nesse evento, demos prioridade aos 35 protetores e protetoras que temos no cadastro para não provocar o acúmulo de animais”, ressalta.

Banco de Ração

Segundo o município, foi criado em abril de 2022 o “Banco de Ração de Pontal do Paraná”, iniciativa em parceria com empresas privadas que realizam doações de ração, encaminhando o volume arrecadado de cerca de 500 quilos mensais para cuidadores da Rede de Proteção. “Além das feiras de ação, são realizados também mutirões de castração e atendimento emergencial de animais. Após o cadastro, marcamos a visita de um veterinário para avaliar a saúde dos animais e entender se o intuito do protetor é castração, apoio ou doação. A partir disso os protetores tem mais facilidade para conseguir atendimento e as castrações”, explica Deable.

“Interessados devem procurar a Prefeitura para realizar um cadastro. Quem tiver interesse em colaborar com a causa animal pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca na sede da Prefeitura em Praia de Leste ou através do fone (41) 3455 9643 ou WhatsApp (41) 93500-7993”, finaliza a Prefeitura de Pontal do Paraná.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

plugins premium WordPress