O Capitão de Mar e Guerra, Rogerio Antunes Machado, recebeu na terça-feira, 5, na Capitania dos Portos, em Paranaguá, representantes dos segmentos portuários para tratar de algumas demandas que visam a contribuir para a expansão, modernização e competitividade dos Portos do Paraná.
Paranaguá entrou definitivamente na rota das maiores empresas de negócios do mundo formada por um grupo de executivos, empresas e entidades de classe. O grupo conta com representantes dos segmentos portuários como granéis sólidos e líquidos, corredor de exportação, carga geral, terminal de contêineres e veículos, entidades de classe e comunicação estratégica.
Os segmentos visitaram o CMG Rogerio Antunes Machado, para dar boas-vindas ao novo comandante da Capitania e apresentar os planos de ações das demandas portuárias para que o Paraná e a cidade de Paranaguá sejam referências internacionais melhorando sua infraestrutura e atraindo novos investimentos, além de potencializar a economia da cidade, do Estado e do País.
O grupo atua em quatro planos de ações:
1. Infraestrutura Marítima
2. Infraestrutura Portuária
3. Infraestrutura Terrestre
4. Gestão
O grupo denominado Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná representa 100% da movimentação de cargas. É formado por:
André Maragliano, gerente do Terminal da Cargill S/A;
Adriano Dutra Emerick, Advogado do Terminal Portuário Ponta do Félix;
Antonio Saad Gebran Sobrinho, Diretor Comercial, do Jornal Folha do Litoral News;
Argyris Ikonomou, Presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná;
Eloir Martins, Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá;
João Arthur Mohr, Gerente dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Federação das Indústrias do Paraná;
João Gilberto Cominese Freire, Diretor Presidente da Rocha Terminais;
José Paulo Fernandes, Diretor-Presidente da Cattalini;
Juarez Moraes e Silva, Diretor Institucional do TCP;
Julio Verner Nadolny, Presidente da Paranaguá Pilots;
Luiz Fernando Garcia da Silva, Diretor-Presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina;
Nilson Hanke Camargo, G7;
Pérsio Souza de Assis, Diretor da Pasa;
Ricardo Trindade, Volkswagen;
Rodrigo Buffara Farah Coelho, gerente do Terminal Portuário da Cotriguaçu;
Ronaldo Sapateiro, Diretor Superintendente da Mosaic Fospar;
Sandro Fabiano Ávila, Diretor de Planejamento Integrado da Klabin;
Valmor Felipetto, Diretor da Harbor Operadora Portuária;
Wagner Giorgino, Supply Chain Brasil Groupe Renault.
O Porto de Paranaguá abrange uma área de 800.000 km², compreendendo o Estado do Paraná e parte dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Inclui também o Paraguai. As exportações têm como principal destino a comunidade europeia, seguida pelos Estados Unidos, Ásia e Mercosul. Essa integração resulta no quarto maior bloco econômico do planeta, com mais de 190 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto conjunto superior a US$ 700 bilhões. A localização do Paraná integra estrategicamente a nossa economia com as mais dinâmicas do globo.