Marinha do Brasil

Operação “Navegue Seguro” será realizada pela CPPR na temporada de verão 2024/2025

Inspeções navais com foco na segurança na navegação serão intensificadas no litoral

1inspecao da capitania dos portos do parana 1

Anteriormente denominada de Operação Verão, a partir de 2024 a ação da Marinha do Brasil é denominada de Operação Navegue Seguro (Foto: CPPR - Marinha do Brasil)

A atuação da Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), é algo contínuo e visível no litoral do Paraná. Com a temporada de verão e aumento do fluxo de embarcações nas praias e em toda a região, a CPPR realiza ações amplas nos municípios litorâneos, algo que neste próximo período 2024/2025 se chamará “Operação Navegue Seguro”. O comandante da CPPR, capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo, explicou que os preparativos para a operação já estão ocorrendo, com foco na segurança na navegação, inspeções navais contínuas, prevenção de acidentes, obediência aos padrões de segurança, assim como conscientização para que o potencial marítimo no turismo e lazer seja exercido de forma segura a todos os moradores e turistas. 

De acordo com o comandante, o preparo já está sendo realizado pela CPPR e o foco, assim como durante todo o ano, é a segurança na navegação e legalidade. “Todos os anos, a Marinha do Brasil promove a chamada Operação Verão, sendo que, a partir de 2024, a operação teve uma mudança de nome para se adequar às operações que acontecem em todo o Brasil em diferentes épocas do ano, conforme especificidades locais, passando a se chamar Operação Navegue Seguro”, explica.

“Durante a Operação Navegue Seguro 2024/2025, a Capitania dos Portos do Paraná intensificará as Inspeções Navais para verificar as condições das embarcações e das vias navegáveis haja vista o aumento significativo do fluxo de tráfego de embarcações de Esporte e Recreio e de transporte de passageiros que ocorre nesse período em todo o Brasil. O objetivo é prevenir acidentes e garantir que as embarcações estejam operando conforme os padrões de segurança. As equipes de inspeção naval trabalharão em conjunto com outros órgãos de segurança e fiscalização, bem como com as comunidades locais para fornecer apoio e orientação durante este período”, ressalta o capitão de Mar e Guerra.

Segundo o capitão de Mar e Guerra, apesar de esforços de fiscalização serem incrementados durante os meses da Operação Navegue Seguro, as ações educativas e fiscalizatórias não se limitam a uma única época do ano. “O trabalho constante de conscientização é fundamental para que a segurança da navegação e o lazer sigam juntos, no mesmo barco, tendo sempre como foco a redução das situações de acidentes causados pelo não cumprimento das normas de segurança da navegação”, detalha. 

comandante da cppr2
“A CPPR intensifica as ações de Inspeção Naval (IN) nos polos de Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba, áreas de maior concentração de embarcações”, ressalta o comandante da CPPR, capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo

“A CPPR intensifica as ações de Inspeção Naval (IN) nos polos de Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba, áreas de maior concentração de embarcações e, para o biênio 2024/2025, há previsão do deslocamento de equipes de IN para os polos de Ponta Grossa e Carlópolis, onde também ocorre um aumento significativo de tráfego de embarcações até a conclusão da operação, visando orientar e fiscalizar os condutores com relação à habilitação, conferir a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação, entre outros”, ressalta o comandante da Capitania. 

“A Operação Navegue Seguro 2024/2025 visa ainda incentivar a utilização do aplicativo NAVSEG, desenvolvido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), em parceria com o Ministério do Turismo. O aplicativo, disponível para smartphones Android e IOs, permite que condutores de embarcações de pequeno e médio porte registrem seus Planos de Viagem, que servirão de subsídio para a Autoridade Marítima, caso haja necessidade de acionamento em uma situação de perigo à vida”, finaliza o comandante da CPPR, capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo.

Você também poderá gostar

Operação “Navegue Seguro” será realizada pela CPPR na temporada de verão 2024/2025

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Operação “Navegue Seguro” será realizada pela CPPR na temporada de verão 2024/2025

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.