No domingo, 18, atracou em Guaratuba o navio-patrulha da Marinha do Brasil, AviPa Barracuda, que esteve no Píer Público de Guaratuba, na Praça dos Namorados, no período da tarde. Com uma tripulação composta por dois oficiais e oito praças, a embarcação foi encomendada pela Marinha em 2004, sendo toda em alumínio, subordinada ao 8.º Distrito Naval da Marinha do Brasil operando no Grupamento de Patrulha Naval Sul Sudeste.
Como de costume, foi permitido aos visitantes o acesso ao convés da proa, passadiço e popa da embarcação para tirar fotos e ter contato com a tripulação para tirar dúvidas e curiosidades a respeito da Marinha do Brasil e sobre o trabalho de patrulhamento. “Os Avisos de Patrulha classe Marlim contribuem para a realização das ações de patrulhamento naval, combate à crimes transfronteiriços como tráfico internacional de armas, drogas e pessoas, contrabando, descaminho e crimes ambientais bem como fiscalização do tráfego aquaviário e ações de busca e salvamento (SAR) entre outras tarefas subsidiárias”, complementa a Marinha.
“O AviPa Barracuda participou de ações no período de novembro de 2023 a julho de 2024 no Porto de Santos, destacando-se na apreensão de drogas e em ações ostensivas de patrulhamento coibindo as ações de facções criminosas”, detalha a assessoria.
Sobre o navio-patrulha
De acordo com a Marinha do Brasil, o navio-patrulha AviPa Barracuda é da classe Marlim, possuindo 45 toneladas, 22,8 metros (m) de comprimento com 5.50 m de boca, 2,74m de pontal moldado, 1.95 m de calado (carregado), 0,90 m de calado a vante e 1,90 m de calado a ré, velocidade de 25 nós, armamento de 2 metralhadoras 7.62 mm. Raio de Ação de 420 milhas náuticas à 18 nós (três dias). “O Aviso de Patrulha Barracuda – GptPNSSE-02, é a segunda unidade da classe Marlim, originalmente classe Meattini da empresa italiana Baglietto de Varazze, e é fruto de um contrato de um lote de cinco unidades, no total de US$ 20 milhões, do qual é a primeira unidade, assinado em 26 de dezembro de 2007 entre a Marinha do Brasil e o estaleiro da Indústria Naval do Ceará S/A – INACE”, complementa.
“Em 27 de maio de 2009, a embarcação, casco 583, foi recebida, batizada e transferida para o setor operativo da Marinha do Brasil em solenidade realizada no Píer do Marina Park Hotel, na Praia de Iracema, Fortaleza”, finaliza a Marinha.
Com informações da Marinha do Brasil e Prefeitura de Guaratuba