No dia 23 de abril, militares da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8) realizaram doação de sangue para a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). O objetivo foi contribuir para aumentar o estoque de sangue da unidade que atende o litoral do Paraná no contexto das ações de combate à Covid-19.
Devido às medidas de isolamento social e restrições de mobilidade urbana, o Hemepar registrou queda no nível de doações de sangue comprometendo a capacidade de atender à demanda com os estoques em níveis críticos. A campanha é uma forma de incentivara cidadania, uma vez que cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.
Marinha qualifica forças de segurança
A CPPR qualificou militares e integrantes de forças de segurança para combater a proliferação da covid-19 no litoral do Paraná com a realização do “Estágio de Capacitação NBQR para Militares Não Especializados, com ênfase em descontaminação de agentes biológicos e utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI)”.
O estágio foi aplicado por cinco instrutores do Comando do 8.º Distrito Naval especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR). Participaram militares da Capitania dos Portos do Paraná, do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8), do Navio Balizador “Faroleiro Mário Seixas”, do 9.° Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros da PM-PR, além de agentes da Guarda Civil Municipal de Paranaguá.
Da Assessoria da Capitania dos Portos do Paraná