No período de 19 a 21 de outubro, foi realizado o Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear (EXPAR 2021) em Angra dos Reis (RJ), com coordenação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON).
Os militares de diversas organizações militares do Setor Operativo compuseram o Estado-Maior do Comando Conjunto com a missão de apoiar o Governo do Estado do Rio de Janeiro e agências integrantes do SIPRON em caso de emergência nuclear na área contígua à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). As atividades do Comando Conjunto ocorreram nas dependências do Colégio Naval.
Todos os anos, desde 1996, o exercício é realizado com o objetivo de avaliar a eficácia da estrutura de resposta e dos procedimentos do Plano de Resposta Integrada a Evento de Segurança Física Nuclear e do Plano de Emergência Externo da CNAAA. Neste ano, em decorrência da pandemia, o evento ocorreu na modalidade de Exercício Parcial, sem a presença de meios terrestres, navais, aeronavais ou tropas no terreno.
O exercício mobilizou cerca de 80 instituições civis e militares, envolvendo centenas de profissionais, nas três esferas dos Governos Municipal, Estadual e Federal. Além do GSI e das Forças Armadas, participaram entidades como Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Defesa Civil Estadual e Municipal.
Da Assessoria da Capitania