Na quarta-feira, 9 de outubro, a Superintendência do Patrimônio da União no Paraná (SPU/PR) recebeu a visita de uma delegação da Marinha do Brasil, liderada pelo comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.
O encontro teve como objetivo agradecer o apoio da SPU no processo de cadastro de dois terrenos próximos à Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá, que serão utilizados para a construção da sede definitiva do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8).
Além do vice-almirante Trovão, a visita contou com a participação do comandante da Capitania dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo, o capitão de Corveta e encarregado do SSN-8, Pablo Araújo Barbosa, o Capitão de Corveta, Gilmar Marques Lima, o diretor empresarial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho. Representando a SPU, estiveram presentes Ronaldo Mouro, coordenador substituto, e Renato Basílio Rodrigues Junior, chefe do Serviço da Destinação.
O superintendente da SPU/PR, Thadeu Drehmer de Mello e Silva, destacou a importância da parceria com a Marinha e a celeridade no atendimento às demandas das Forças Armadas. “Estamos realizando a reversão de alguns imóveis que estavam sob a propriedade do Ibama. Eles retornam à Superintendência do Patrimônio da União e são entregues à Marinha do Brasil para obras estruturantes relativas à produtividade do Porto de Paranaguá”, afirmou o superintendente. Segundo ele, essas obras são essenciais para garantir a superestrutura necessária ao desenvolvimento do país.
O vice-almirante Trovão ressaltou a relevância do projeto para o fortalecimento das atividades portuárias e hidrográficas na região. “O projeto é ambicioso e visa melhorias nos processos de levantamento portuário e hidrográfico do Porto de Paranaguá. A SPU tem sido uma parceira fundamental nesse processo e está ativamente trabalhando para ceder o terreno de interesse da Marinha”, explicou o comandante do 8.º Distrito Naval.
Ele também destacou que a Marinha cumpriu todas as etapas necessárias, entregando a documentação exigida para que o terreno seja oficializado, permitindo o início das obras em 2025.
O vice-almirante Trovão comemorou a finalização do processo documental e a continuidade do processo. “Estamos muito felizes com o apoio recebido da SPU, e com isso damos mais um passo para elevar a qualidade dos serviços oferecidos pela Marinha ao Porto de Paranaguá e ao Estado do Paraná”, destacou o Comandante explicando que o objetivo é concluir o desenho básico da nova sede ainda em 2024, com previsão de iniciar as construções em 2025, elevando a infraestrutura da Marinha na região a um novo patamar.