A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), inicia, na sexta-feira, 15, a Operação Verão 2023-2024 com a intensificação das ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros quanto à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no litoral e nas águas interiores do estado.
A Operação se concentra no período de dezembro/2023 a fevereiro/2024, que compreende as festividades de fim de ano e o verão, quando é observado expressivo aumento da atividade náutica. A CPPR intensifica as ações de Inspeção Naval nos polos de Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba, áreas de maior concentração de embarcações, até a conclusão da operação, visando orientar e fiscalizar os condutores com relação à habilitação, conferir a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação, entre outros.
A Operação Verão 2023-2024 – “NAVSEG: Você conectado a uma navegação segura” – visa ainda incentivar a utilização do aplicativo NAVSEG, desenvolvido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), em parceria com o Ministério do Turismo. O aplicativo, disponível para smartphones Andoid e IOs, permite que condutores de embarcações de pequeno e médio porte registrem seus Planos de Viagem, que servirão de subsídio para a Autoridade Marítima, caso haja necessidade de acionamento em uma situação de perigo à vida.
A CPPR disponibiliza o Disque-Segurança da Navegação, (41) 3721-1542, para comunicação de irregularidades com embarcações, como manobras perigosas; falta de itens de segurança; condutores alcoolizados; e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores. A Marinha do Brasil disponibiliza ainda o telefone 185 para emergências náuticas.
Da Comunicação Social da Capitania dos Portos do Paraná