Marinha do Brasil

Fragata estará aberta à visitação neste fim de semana em Paranaguá

Visitação pública será das 13h30 às 17h com entrada gratuita pelo Palácio Dom Pedro II no Porto de Paranaguá

nn1inlvh 1584436561

[videoyoutube]-x6oUQ6iEEo[/videoyoutube]

Visitantes devem levar RG ou CNH original com foto para acessar o navio

No sábado, 26, e domingo, 27, turistas e moradores no litoral terão uma opção diferenciada de lazer em Paranaguá. A Fragata Independência (F-44), da Marinha do Brasil, estará aberta à visitação pública no Porto de Paranaguá, algo que faz parte da Operação Aspirantex – 2019, que acontece desde o dia 11 e seguirá até o dia 31 de janeiro na área marítima entre o Rio de Janeiro – RJ e Montevidéu no Uruguai. A visita acontecerá das 13h30 às 17h e a porta de entrada da população será o Palácio Dom Pedro II, na Avenida Portuária, no Porto de Paranaguá. 

Segundo a assessoria da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), durante estes 20 dias da ação da Marinha do Brasil na costa brasileira e uruguaia, haverá exercícios de caráter militar, como operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar, manobras táticas entre os navios, exercícios de tiro, exercícios de combate a incêndio, dentre outros, a fim de aprimorar o adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra. Além disso, haverá oportunidade de visitação da população à fragata.

“A visitação  pública  inicia  a  partir  das  13h30,  encerrando  às  17h  e  os  interessados  devem portar  um  documento  de  identificação  original  com  foto  (RG  ou  CNH  –  não  serão  aceitos documentos de entidades de classe ou similares). O cadastro para identificação e acesso ao cais será realizado no Palácio Dom Pedro II no Porto de Paranaguá, localizado na Avenida Portuária”, informa a CPPR.

De acordo com a Capitania, crianças só terão acesso liberado ao cais acompanhados de pais ou responsáveis. “O embarque no navio será realizado por ordem de chegada, respeitadas as prioridades definidas em lei. Por questões de segurança, não é recomendado o uso de vestimentas como saias, vestidos e salto alto.  Aconselha-se  o  uso  de  sapatos  ou  tênis.  Não  será  permitida  a  entrada  com  animais  de estimação e pessoas em trajes de banho. A entrada é gratuita”, complementa a assessoria.

2(112)Vista da área de comando da fragata da Marinha

CAPITÃO DA FRAGATA DESTACA HONRA DE ESTAR EM PARANAGUÁ

Antonio Carlos Rebelo Loureiro, capitão de Fragata Independência, destacou a importância da visitação pública no litoral do Paraná. “É uma honra para mim estar aqui. A última vez que aqui estive foi em 2004, ou seja, 15 anos atrás, estou muito feliz retornando aqui, ainda mais comandando a Fragata Independência, que neste ano completa 40 anos de existência, uma jovem senhora”, explica, destacando que a embarcação foi a primeira fragata construída no Brasil, algo que ocorreu em 1979. 

“A fragata é um navio-escolta, ou seja, é destinada a proteger os outros navios, como, por exemplo, um porta-aviões, um navio-tanque. Ela teve uma modernização no ano 2000, ela era uma fragata antissubmarino em uma concepção de guerra mundial, agora ela tem uma amplitude de sua capacidade, fazendo defesa aeroespacial, mísseis de superfície, então houve um desenvolvimento grande, graças a nossa tecnologia nacional”, explica o capitão Loureiro.

De acordo com Loureiro, quem for visitar o navio no final de semana encontrará uma fragata bem preservada e à disposição para defesa da população brasileira. “Será um clima muito amistoso, estamos prontos para receber todos vocês, das 13h30 às 17h, que querem conhecer o nosso navio, porque ele não é só da Marinha do Brasil, o navio é do País, ele é de todos”, complementa. Além disso, o oficial acrescentou que a visita pode servir como estímulo para ingresso de jovens na Marinha do Brasil. “Todos estão muito felizes e à vontade por ser da Marinha e queremos que mais pessoas integrem, venham para nós. É uma ótima casa, garanto para vocês, estou há 29 anos nela”, completa o capitão.

Sobre a Operação Aspirantex da Marinha, vigente na costa brasileira, o capitão Loureiro explicou que se trata de uma comissão de adestramento. “É um treinamento do sistema dos navios e do pessoal. Aproveitamos este evento para embarcar aspirantes, que nada mais são do que universitários da Escola Naval da Marinha. Eles embarcam para fazer o estágio deles e neste momento eles escolhem se serão do corpo da armada, fuzileiros navais ou intendentes”, destaca, enfocando que o momento é importante aos aspirantes que escolherão sua carreira na Marinha do Brasil pelos seus próximos 30 anos. 

O capitão ainda destacou que a Fragata Independência realizou uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano. “Foi uma operação de relevância internacional em que demonstramos sermos capazes com um esforço logístico muito grande do País em manter um navio lá. Bem representamos o País durante nove meses. Foi uma honra participar desta missão”, finaliza.

6562Fragata Independência já realizou missão da ONU no Líbano e é a primeira a ser construída no Brasil (Foto: Divulgação Marinha do Brasil)

SOBRE A FRAGATA INDEPENDÊNCIA

De acordo com a assessoria da Marinha, a Fragata Independência mede 129,2 metros de comprimento, 13,5 metros de boca (largura) e tem 5,9 metros de calado. O navio desloca carregado 3.800 toneladas e a tripulação é composta por 255 militares, sendo 36 deles oficiais. O navio já capitaneou a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), que tem como  missão  impedir  a  entrada,  em  território  libanês,  de  armas  ilegais  e  contrabandos,  além  de prestar apoio para o desenvolvimento da Marinha do Líbano, no que tange ao treinamento de seu pessoal, a fim de torná-la capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.

SERVIÇO

Visita da Fragata Independência (F-44) a Paranaguá

Data:  26 e 27 de janeiro (sábado e domingo)

Horário: Das 13h30 às 17h

Endereço: Palácio Dom Pedro II, na Avenida Portuária

Entrada: Gratuita

Necessário levar documento RG ou CPF original com foto, crianças só entrarão no cais com pais ou responsáveis.

Você também poderá gostar

Fragata estará aberta à visitação neste fim de semana em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.