No domingo, 6 de novembro, a Marinha do Brasil presta uma homenagem aos voluntários que auxiliam a cultivar e divulgar, para os distintos segmentos de nossa sociedade, os valores e ações da instituição. O Dia Nacional do Amigo da Marinha é celebrado no dia do nascimento do patrono da Soamar (Sociedade de Amigos da Marinha), o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca.
O presidente da Sociedade de Amigos da Marinha no Paraná (Soamar/PR), Marcelo Branco Motta, explicou a importância da data, já que a Soamar é o elo entre a sociedade civil e a Marinha do Brasil. “É uma data muito importante para as Soamares, que são compostas por amigos da marinha, essa é uma condecoração feita pela organização militar, que escolhe pessoas que se destacaram em apoio e apreço a Marinha do Brasil. A data é a forma que a Marinha tem de agradecer e também de prestigiar quem tem a paixão pela força, quem apoia a organização militar e faz a marinha ter um bom relacionamento com a sociedade civil”, disse Marcelo.
Ele lembra que a Soamar/PR é a mais antiga do Sul do Brasil. “Apoiamos as equipes das capitanias dos portos e de outras organizações militares e distritos em quaisquer necessidades. Temos essa função de divulgar junto a sociedade civil os valores e feitos da nossa Marinha. A Soamar Paraná é a mais antiga da região Sul do Brasil, a quarta de todo o País, temos somente Santos, Rio de Janeiro e Fortaleza como mais antigas. No Paraná existem outras Somares e nós temos cerca de 60 associados”, afirmou Marcelo.
Ele também explicou algumas das ações realizadas pela Soamar Paraná. “Trabalhamos no apadrinhamento da escola Almirante Tamandaré com doações, cursos e gincanas culturais, pela ligação que tem com a Marinha. Há pouco tempo trabalhamos com o Hospital Erasto, na divulgação da campanha Outubro Rosa. Estamos também junto na receptividade das autoridades navais. Divulgamos a mentalidade naval e seus valores”, ressaltou Marcelo.
A Marinha do Brasil destaca a importância da representatividade e parceria dos voluntários. “As atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos, sempre com entusiasmo e altruísmo, permitem que a Marinha do Brasil alcance uma visibilidade que possivelmente não teria sem a ajuda e empenho dos Soamarianos”, divulgou a Marinha do Brasil.
Com informações da Marinha do Brasil