A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) qualificou a segunda turma de militares e integrantes de forças de segurança para combater a proliferação da Covid-19 no litoral do Paraná com a realização do “Estágio de Capacitação NBQR para Militares Não Especializados, com ênfase em descontaminação de agentes biológicos e utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI)”. O estágio foi aplicado por quatro instrutores do Comando do 8.º Distrito Naval especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR).
Participaram militares da Capitania dos Portos do Paraná, do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8), do Exército Brasileiro, do 9.° Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e da Guarda Portuária dos Portos do Paraná. A primeira turma foi formada no mês de abril, também com ênfase na descontaminação biológica, com o intuito de que os participantes repliquem os conhecimentos adquiridos nas instituições em que servem.
Capitania apoia Gemim na doação de alimentos
A CPPR apoiou a arrecadação e a distribuição de uma tonelada de alimentos em parceria com o Grupo Escoteiro do Mar Ilha do Mel (Gemim 85-PR). Os escoteiros promoveram a segunda edição do “Drive-Thru Escoteiro” no dia 30 de maio, atividade em que a população de Paranaguá pôde trocar alimentos por máscaras de pano confeccionadas por voluntários. A entrega para a comunidade indígena da Ilha da Cotinga ocorreu no dia 9 de junho.
O objetivo da ação é minimizar efeitos sociais da pandemia devido às restrições de mobilidade urbana e distanciamento social. Os alimentos e produtos de limpeza arrecadados foram entregues, pelo Gemim, a entidades beneficentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Da Assessoria da Capitania – Foto: Capitania dos Portos