O comandante do 8.º Distrito Naval (Com8DN), vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, visitou na quarta-feira, 16, as instalações portuárias de Paranaguá, no litoral do Paraná, e encontrou autoridades marítimas com o objetivo de estreitar os laços institucionais da Marinha do Brasil com a comunidade local. O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Fernando Garcia da Silva, recebeu o vice-almirante Mello para uma visita, na qual foi apresentada a integração da comunidade portuária com a Marinha do Brasil.
O vice-almirante Mello conheceu o cais público do Porto de Paranaguá e o funcionamento do Corredor de Exportação, conjunto de silos horizontais e verticais responsáveis pelo escoamento do maior volume de grãos para o mercado externo. Em seguida, visitou o cais do Terminal de Contêineres Paranaguá (TCP). O Porto de Paranaguá é o segundo maior porto do País. Em 2018, a movimentação de carga foi recorde e superou 52 milhões de toneladas. A soja é o principal produto exportado com 15 milhões de toneladas, 29% do total exportado no ano passado.
O Comandante do 8.º Distrito Naval encontrou ainda com o presidente da Paranaguá Pilots, Julio Verner, e integrantes da Sociedade Amigos da Marinha do Paraná (Soamar Paraná), em Paranaguá. A visita ao litoral paranaense teve ainda o propósito de presidir a cerimônia de Passagem de Transmissão de Cargo de Capitão dos Portos do Paraná ao Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado.
Fotografia: Capitania dos Portos do Paraná