Na manhã de sexta-feira, 20, aconteceu a troca de comando do navio balizador “Faroleiro Mário Seixas”. A cerimônia foi realizada no próprio navio, reunindo autoridades civis e militares, sendo marcada por agradecimentos.
O comandante da Marinha, Almirante de Esquadra, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, nomeou o capitão-tenente Rodolfo Dionel de Oliveira Junior, o qual passa a exercer o cargo de comandante do referido navio. A função estava sendo exercida pelo capitão-tenente Fabio Julio de Carvalho Machado.
Capitão de Mar e Guerra, Germano Teixeira da Silva, ladeado pelos capitães-tenentes na troca de comando
DESPEDIDA
Em seu discurso de despedida, o capitão Fabio Julio destacou sobre o trabalho exercido. “Foram 548 dias, dentre os quais 26 de mar, de grandes desafios, com a certeza de grande aprendizado. Sinto-me extremamente orgulhoso de ter sido capaz e feliz por tudo ter dado certo”, destacou.
NOVO COMANDO
Ao assumir a função no cargo de comandante do Navio Balizador, o capitão-tenente Rodolfo Dionel de Oliveira Junior ressaltou que o acontecimento é a concretização de um sonho e a aspiração máxima de todo oficial da Armada.
“Sinto-me honrado pelo alto grau de confiança da instituição no trabalho realizado. Tenho grande orgulho do caminho trilhado ao longo da carreira e também humildade para reconhecer que não cheguei aqui sozinho”, apontou.
O capitão que assume o cargo agradeceu ao comandante da Marinha Eduardo Barcellar Leal Ferreira, ao vice-almirante Antonio Guerreiro, ao Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, ao capitão de Fragata Rogério Antunes Machado e aos pais, os quais como ele destacou, foram responsáveis por sua educação.
“Ao meu amigo capitão-tenente Fabio Julio, gostaria de manifestar meus sinceros agradecimentos pela maneira cordial e prestativa, com que me recebeu e principalmente a forma profissional como me passou as funções. Em meu nome, do Imediato e Praças que tiveram o privilégio de servir sob suas ordens, apresento os votos de felicidade extensivos a sua família e muito sucesso em sua próxima comissão”, ressaltou em despedida.
NAVIO BALIZADOR
O Navio Balizador Mario Seixas atua na manutenção de boias e faróis, sendo construído em 1962, na Espanha. após ser utilizado pela Superintendência do Desenvolvimento da Pesca em pesquisas pesqueiras, foi doado à Marinha do Brasil em outubro de 1979. Em janeiro 1983 foi iniciada sua transformação e, após conclusão dos serviços, foi incorporado em janeiro de 1984, iniciando seus trabalhos para o SSN-5.