Marinha do Brasil

Cerimônia de passagem de comando é realizada pela Capitania dos Portos do Paraná

Capitão de Mar e Guerra Mauricio Tinoco dos Santos Benvenuto assume no lugar do Capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo

1 1

Cerimônia aconteceu na sede da CPPR na manhã da terça-feira, 21, com presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do comandante do 8.º Distrito Naval, vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, entre outras autoridades (Foto: Folha do Litoral News)

Na manhã da terça-feira, 21, assumiu como comandante da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) da Marinha do Brasil o Capitão de Mar e Guerra Mauricio Tinoco dos Santos Benvenuto. A cerimônia de passagem de comando ocorreu na sede da CPPR, em Paranaguá, com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do comandante do 8.º Distrito Naval, vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, da vice-prefeita Fabiana Parro, entre outras autoridades civis e militares.  Na ocasião, deixou a função o capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo, que estava no posto desde janeiro de 2023.

O comandante da CPPR, Capitão de Mar e Guerra Mauricio Tinoco dos Santos Benvenuto, ressalta que a expectativa é grande para o seu comando. “Sinto-me muito honrado pelo comandante da Marinha do Brasil ter me designado para este nobre e honroso cargo. Paranaguá é uma região muito importante para o nosso País, onde circulam e trafegam grande parte do PIB pela nossa Amazônia Azul. A Marinha do Brasil tem a importante missão de manter aqui as questões de segurança na navegação. Eu e minha família fomos muito bem acolhidos aqui na cidade-mãe do Paraná, Paranaguá, e a história desta Capitania se confunde tanto com a história do Paraná, quanto de Paranaguá”, explica, destacando que suceder o capitão Anderson Brito de Melo é uma grande honra. “A Marinha do Brasil, o comandante e sua tripulação estarão voltados à sociedade local e à comunidade marítima”, explica.

2 troca de comando da marinha do brasil
“Sinto-me muito honrado pelo comandante da Marinha do Brasil ter me designado para este nobre e honroso cargo. Paranaguá é uma região muito importante para o nosso País, onde circulam e trafega grande parte do PIB pela nossa Amazônia Azul”, ressalta o comandante da CPPR, Capitão de Mar e Guerra Mauricio Tinoco dos Santos Benvenuto

O novo comandante é oriundo do Rio de Janeiro e ingressou na Marinha do Brasil em 1995 pelo Colégio Naval e se formou em 2001. “Tive a oportunidade de servir a bordo dos navios-patrulha na área da região da Amazônia. Após isso, foi voluntário para o serviço de submarinos ao qual me dediquei a minha carreira toda. Por fim, passei por São Paulo em questões envolvendo os submarinos e agora estou nesta nobre e importante tarefa após quase 30 anos de serviço. Estaremos aqui iniciando com muita força e vontade de corrigir e melhorar tudo que há de importante para a Marinha do Brasil e Paranaguá”, afirma. 

3b troca de comando da marinha do brasil
A Capitania e eu principalmente tenho que agradecer a cidade de Paranaguá, uma cidade que minha família se apaixonou. Fica minha gratidão”, afirma o capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo

“A sensação é de dever cumprido. Combati o bom combate. Tenho que agradecer à toda comunidade, pois a Capitania não trabalha sozinha, é uma engrenagem que funciona muito bem junto ao Porto, às autoridades marítimas portuárias. A Capitania e eu principalmente tenho que agradecer a cidade de Paranaguá, uma cidade que minha família se apaixonou. Fica minha gratidão”, afirma o capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo, destacando que agora se apresenta ao comando do 8.º Distrito Naval. “O que me deixou impressionado foi o calor das pessoas de Paranaguá, o acolhimento não só comigo, com a minha família, juntamente com a CPPR e meus militares, isso me deixou bastante motivado”, salienta.

Comandante do 8.º Distrito Naval

4 troca de comando da marinha do brasil
“A missão do comandante Tinoco está voltada à segurança marítima, prevenção da poluição hídrica e salvaguarda da vida humana no mar. Esta é a principal missão dele”, salienta o comandante do 8.º Distrito Naval, vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, agradecendo ao comandante Anderson pelos serviços prestados

O comandante do 8.º Distrito Naval, vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, frisou a parceria constante da Folha do Litoral News com a Marinha do Brasil e a CPPR. “O comandante Anderson nos deixa hoje, fez um ótimo trabalho, a competência dele está ligada a este País, ele foi competente e profícuo. Isso resultou em grandes melhorias na área portuária, na atuação da Capitania e na mentalidade marítima em Paranaguá. Foi fantástico. Isso trouxe esta quantidade de gente aqui na cerimônia e este legado que está sendo passado para o comandante Tinoco. O comandante Anderson vai para outra missão agora o comandante Tinoco renova, traz sangue novo, ele estudou o Porto e o Paraná, está pronto para servir Paranaguá e a autoridade portuária em uma parceria que já é bastante grande e longa, de muito tempo atrás e que vai continuar por muito tempo ainda. É um prazer enorme servir o Paraná e Paranaguá”, acrescenta.

“A missão do comandante Tinoco está voltada à segurança marítima, prevenção da poluição hídrica e salvaguarda da vida humana no mar. Esta é a principal missão dele. O que também estamos fazendo aqui, algo que a equipe e o comandante Anderson trabalharam bastante, foi na construção de um Serviço de Sinalização Náutica do 8.º Distrito Naval (SSN8) maior e mais poderoso na área. Esta missão do SSN8 é comandada pelo comandante Pablo. Conseguimos na semana passada a finalização total da doação de dois terrenos onde, em uma parceria com a Prefeitura, autoridade portuária, iremos edificar um prédio que será sede da SSN8, algo que irá prover maior segurança na navegação no Paraná e em São Paulo, pois ela será responsável pelos três maiores portos do Brasil: Santos, Paranaguá e São Sebastião. A ideia é que isso cresça e que consigamos, com isso, prover outros serviços além da sinalização náutica em um futuro não muito distante, retribuindo ao Paraná em aumento de giro de mercadoria, recursos, bens, algo que será muito bom”, afirma o vice-Almirante.

Vice-governador

5 troca de comando da marinha do brasil
“A Marinha tem feito um trabalho fantástico apoiando e ajudando o nosso Estado a fazer com que a nossa produção seja escoada pelo Porto de Paranaguá”, ressalta o vice-governador Darci Piana

O vice-governador Darci Piana reforçou a importância da Marinha do Brasil para o desenvolvimento do Paraná e em prol da sociedade. “A Marinha tem feito um trabalho fantástico apoiando e ajudando o nosso Estado a fazer com que a nossa produção seja escoada pelo Porto de Paranaguá, mais de um bilhão de pessoas sobrevivem graças à nossa produção de alimentos no Paraná e a Marinha tem ajudado muito o nosso Porto com toda a infraestrutura necessária. A gente não podia ficar fora desta troca de comando, sabemos que existe esta troca constantemente e a aproximação do Governo do Estado com a Marinha é muito importante, colocando o Estado à disposição da Marinha e pedir para eles que continuem ajudando o nosso Estado e o nosso Porto”, destaca, frisando sua proximidade com Paranaguá, algo advindo por meio de sua esposa que nasceu em Paranaguá, bem como sua identificação com o litoral do Paraná. 

Darci Piana reforçou os investimentos do Governo do Estado no litoral do Paraná. “Estamos investindo muito aqui. Iremos duplicar a nossa estrada de Guaratuba até a BR-376, vai atuar na engorda da orla de Guaratuba após a temporada, temos a Ponte de Guaratuba, o contorno e a engorda da orla de Matinhos, bem como iremos ajudar Pontal do Paraná e estamos ajudando Paranaguá com investimentos constantes no Porto e em outras áreas. 41 milhões de toneladas de movimentação o Porto fazia quando assumimos o Estado e hoje este número está em mais de 70 milhões de toneladas, a melhor administração do melhor porto deste País”, acrescenta.

Portos do Paraná

IMG 7889 1 1
“Sai o comandante Anderson que muito honrou com seu trabalho e desempenho e agora entra o comandante Tinoco com as melhores perspectivas para que a gente continue com os melhores resultados e ainda mais eficiência para os portos do Paraná”, salienta o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

“Sai o comandante Anderson que muito honrou com seu trabalho e desempenho e agora entra o comandante Tinoco com as melhores perspectivas para que a gente continue com os melhores resultados e ainda mais eficiência para os portos do Paraná”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva. Segundo ele, a Marinha do Brasil, desde o início de sua gestão, sempre se mostrou parceira nos desenvolvimentos de ações, superando os desafios desde 2019. “A nossa expectativa é que tenhamos sim uma continuidade do desenvolvimento de boas ações, enfrentando os problemas, achando as melhores soluções para que a gente consiga cada vez mais oferecer uma navegação segura, mais eficiente, com maior ganho de calado, para que os nossos portos continuem sendo uma das melhores opções do Brasil”, acrescenta.

Prefeitura de Paranaguá

foto fabiana parro
“Para nós é uma honra poder estarmos juntos com a Marinha do Brasil e o trabalho que ela desenvolve junto aos portos do Paraná. A prefeitura sempre estará de portas abertas para que a gente possa fazer um bom trabalho”, afirma a vice-prefeita Fabiana Parro

A vice-prefeita Fabiana Parro, representando a Prefeitura de Paranaguá, destacou a parceria entre a Capitania dos Portos e o município. “Para nós é uma honra poder estarmos juntos com a Marinha do Brasil e o trabalho que ela desenvolve junto aos portos do Paraná. A prefeitura sempre estará de portas abertas para que a gente possa fazer um bom trabalho, não só no mar, mas a Marinha tem um papel fundamental na nossa sociedade. Quero até abrir uma exceção e como mulher parabenizar o trabalho que a Kátia Brandão fez no Cisne Branco durante este tempo em que ela esteve aqui, em alguns momentos tive a oportunidade de estar ao lado dela, desenvolvendo e acompanhando todo o trabalho que ela teve, então quero parabenizá-la também. Quero dar as boas-vindas ao novo capitão e à esposa dele Caroline que também será muito acolhida pelas mulheres parnanguaras. A Prefeitura de Paranaguá sempre está de portas abertas junto à CPPR e à Marinha do Brasil para que possamos trabalhar junto à comunidade”, finaliza.

Confira mais fotos da cerimônia:

Você também poderá gostar

Cerimônia de passagem de comando é realizada pela Capitania dos Portos do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Cerimônia de passagem de comando é realizada pela Capitania dos Portos do ParanáAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Cerimônia de passagem de comando é realizada pela Capitania dos Portos do ParanáAvatar de Maickon Chemure

Maickon Chemure

Formado em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2024 como Repórter Policial, além de produções audiovisual. Atua há 16 anos na área de reportagem. Exerce as suas atividades na Folha do Litoral News como coprodutor (PJ).