Marinha do Brasil

Capitania registra aumento na procura pela Carteira de Habilitação de Amadores

CPPR possui cerca de 30 mil pessoas cadastradas em uma das 5 categorias de habilitação

jun6pch2 1584462637

Levantamento realizado pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) mostrou que, entre janeiro e agosto deste ano, foram emitidas 1.543 Carteiras de Habilitação de Amador (CHA). O número é 19% maior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando cerca de 1.300 pessoas foram habilitadas.

Atualmente, A CPPR possui cerca de 30 mil pessoas cadastradas em uma das 5 categorias de habilitação existentes para pilotar barcos e motoaquáticas. A primeira habilitação, denominada Arrais Amador, lidera essa lista com 26 mil pessoas. Em menor número, estão os  pilotos de veleiros, com 89 navegadores cadastrados na CPPR.

 

Foto%201 %20Marinha
Entre janeiro e agosto deste ano, foram emitidas 1.543 Carteiras de Habilitação de Amador

 

A procura pela habilitação de pilotos amadores acontece durante o ano todo, com maior intensidade entre os meses de outubro e fevereiro, quando se inicia a temporada de verão.  Desde 2012, a legislação prevê a necessidade de os candidatos participarem de aulas práticas ministradas por escolas náuticas credenciadas pela Marinha do Brasil e responsáveis pela emissão dos Atestados de Embarque.

Para obter a CHA nas categorias Arrais Amador e Motonauta é preciso ser maior de 18 anos e prestar exame na Capitania dos Portos, aplicado todas as quintas-feiras, após a formação de turma com 30 candidatos. O candidato deverá efetuar a inscrição diretamente na Capitania até 48 horas da data prevista, no horário das 8h30 às 11h30h.

A prova para Arrais Amador tem duração de 2 horas e é constituída por 40 questões, sendo aprovado o candidato que alcançar 50% de acertos. A prova para Motonauta é constituída de 20 questões com 50% de acertos para aprovação e tem duração de 1 hora e 30 minutos.

ATESTADO DE EMBARQUE

Entre os documentos necessários para fazer a inscrição para  a prova de Arrais Amador está o Atestado de Embarque. O documento tem o propósito de atestar que o candidato teve familiaridade com as embarcações de esporte e recreio, no seu ambiente de operação, observando os principais aspectos relacionados à sua condução, com segurança para si e para terceiros. O candidato deve cumprir uma qualificação prática de, no mínimo, seis horas de duração.

Para a categoria de Motonauta, o atestado deve comprovar que o candidato realizou aulas práticas com, no mínimo, três horas de duração.

Os atestados de Embarque devem ser emitidos por marina, entidade desportiva náutica, associação náutica, clube náutico, revendedores/concessionárias de motoaquática, empresas especializadas em treinamento e formação de condutores de embarcações, inclusive de motoaquática, ou de escola náutica cadastrados na CPPR.

As aulas práticas deverão abordar aspectos como: limites operacionais do equipamento, técnicas de pilotagem, cumprimento do RIPEAM quando na presença de outras embarcações, regras para saída e aproximação segura de praias, cumprimento das áreas seletivas para navegação e situações de emergência.

Informações adicionais podem ser obtidas pessoalmente na CPPR ou no site: www.cppr.mar.mil.br, no link STA.

BOX:

Documentos necessários para inscrição para a prova de Arrais Amador e Motonauta

Requerimento;

Ficha de inscrição de amador;

Comprovante de residência;

Cópia do RG e CPF (autenticado);

Atestado que comprove  embarque em embarcações de esporte e/ou recreio, ou similares;

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do prazo de validade ou Atestado médico válido por 1 (um) ano, que comprove bom estado de saúde físico, mental, auditivo e visual, informando, caso haja, limitações; e

Recolher taxa no valor de R$ 40.

 

 

Da Assessoria da Capitania

Você também poderá gostar

Capitania registra aumento na procura pela Carteira de Habilitação de Amadores

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.