A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou na manhã de quarta-feira, 20, a última prova para quem quer se habilitar como Arrais Amador e Motonauta. A próxima prova será aplicada no dia 4 de janeiro, após o encerramento do período de recesso. Entre os candidatos estava Michele Strapasson, da cidade de Colombo. Ela busca a habilitação para pilotar sua motoaquática, recém-adquirida. “Quero navegar com segurança e dentro das normas para poder aproveitar bem a temporada de verão”, declarou.
A procura pela habilitação de pilotos amadores acontece durante o ano todo, com maior intensidade entre os meses de outubro e fevereiro, quando se inicia a temporada de verão. Entre janeiro e 20 de dezembro deste ano, foram emitidas 2.320 Carteiras de Habilitação de Amador (CHA). O número é cerca de 18% maior que o verificado no mesmo período do ano passado.
“O aumento pode ser entendido como reflexo da consciência das pessoas sobre a importância da navegação segura, onde a habilitação é um dos passos”, disse o Encarregado do Setor de Cadastro de Embarcações, Primeiro-Tenente Fabiano Cecílio da Silva.
Para obter a CHA nas categorias Arrais Amador e Motonauta é preciso ser maior de 18 anos e prestar exame na Capitania dos Portos, aplicado uma vez por semana, após a formação de turma com 30 candidatos. Em virtude da alta procura nos últimos meses, desde setembro deste ano a CPPR tem formado turmas com até 80 candidatos.
HABILITAÇÃO
Atualmente, A CPPR possui cerca de 30 mil pessoas cadastradas em uma das 5 categorias de habilitação existentes para pilotar barcos e motoaquáticas. A primeira habilitação, denominada Arrais Amador lidera essa lista com mais de 26 mil pessoas. Em menor número, estão os pilotos de veleiros, com cerca 90 navegadores cadastrados na CPPR.
Desde 2012, a legislação prevê a necessidade de os candidatos participarem de aulas práticas ministradas por escolas náuticas credenciadas pela Marinha do Brasil e responsáveis pela emissão dos Atestados de Embarque.
A prova para Arrais Amador tem duração de 2 horas e é constituída por 40 questões, sendo aprovado o candidato que alcançar 50% de acertos. A prova para Motonauta é constituída de 20 questões com 50% de acertos para aprovação e tem duração de 1 hora e 30 minutos. O candidato deverá efetuar a inscrição diretamente na Capitania até 48 horas da data prevista, no horário das 08h30 às 11h30h.
ATESTADO DE EMBARQUE
Entre os documentos necessários para fazer a inscrição para a prova de Arrais Amador está o Atestado de Embarque. O documento tem o propósito de atestar que o candidato teve familiaridade com as embarcações de esporte e recreio, no seu ambiente de operação, observando os principais aspectos relacionados à sua condução, com segurança para si e para terceiros. O candidato deve cumprir uma qualificação prática de, no mínimo, seis horas de duração.
Para a categoria de Motonauta, o atestado deve comprovar que o candidato realizou aulas práticas com, no mínimo, três horas de duração. Os atestados de Embarque devem ser emitidos por marina, entidade desportiva náutica, associação náutica, clube náutico, revendedores/concessionárias de moto aquática, empresas especializadas em treinamento e formação de condutores de embarcações.
Da Assessoria