Marinha do Brasil

Capitania dos Portos qualifica profissionais do Instituto Emater

Capitania dos Portos qualifica profissionais do Instituto Emater

zfmbfs 1584462177

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) formou, nessa semana, uma nova turma do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. Integrantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) participaram das aulas teóricas e práticas, ministradas pelo Departamento de Ensino Profissional Marítimo da CPPR.

De acordo com o Agente Profissional Marcos Aurélio Correia de Oliveira, o Instituto Emater está adquirindo duas embarcações e a qualificação dos novos condutores contribuirá para ampliar o atendimento às comunidades pesqueiras do litoral. “Hoje dependemos do empréstimo de embarcações de prefeituras e dos próprios produtores. Com os novos barcos e com mais pessoas qualificadas otimizaremos nosso trabalho. O curso está sendo muito bem aproveitado”, comentou.

Os profissionais do Instituto Emater prestam atendimento às comunidades pesqueiras de locais como Superagui, Ilha Rasa e Ilha das Peças e a produtores de ostras da região. Participaram do curso, também, representantes das Prefeituras de Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Paranaguá, Guaratuba e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

QUALIFICAÇÃO

O curso é voltado a servidores de órgãos públicos, é gratuito e habilita navegadores para conduzir pequenas embarcações (com até 8 metros de comprimento), empregadas na navegação interior (realizada em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais). No total, são 40 horas de atividades teóricas e práticas, com disciplinas  como: Legislação, Manobras, Segurança e Sobrevivência Pessoal, Comunicações, Meteorologia, Navegação, entre outras.

Nos últimos anos, policiais do Grupo Tigre, policiais Federais e Civis, militares do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, funcionários de prefeituras da região, da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) também já foram qualificados pelo mesmo curso.

 

 

 

Da Assessoria

Você também poderá gostar

Capitania dos Portos qualifica profissionais do Instituto Emater

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.