Marinha do Brasil

Capitania dos Portos faz lançamento de boia de sinalização no Canal Sueste

Militares da Capitania dos Portos do Paraná instalaram o equipamento nas proximidades da Ilha do Mel

2q1uirua 1584457117

O chamado Canal Sueste, utilizado na década de 1970 para acesso dos navios aos Portos de Paranaguá e Antonina, recebeu nova boia de sinalização nesta semana. Militares da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) instalaram o equipamento nas proximidades da Ilha do Mel, identificando a existência de uma laje de pedras no local.

Apesar do baixo tráfego de embarcações naquela região, a sinalização é necessária, porque a profundidade na área é entre 3 e 5 metros e pode oferecer risco à navegação. Em sua extensão, o Canal Sueste apresenta profundidade de até 9 metros. O transporte da boia até o local definido foi realizado pela Lancha Balizadora “Fomalhaut”, da CPPR, com o apoio de 7 militares.

“Trabalhamos com o propósito de prevenir acidentes e alertar os navegadores sobre os riscos existentes no mar. A sinalização náutica ordenada é uma de nossas ferramentas para garantir uma navegação segura”, declarou o capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva.

O novo equipamento, com cerca de meia tonelada, substituiu um antigo que se desprendeu do local em virtude de ventos e da forte correnteza. Outras duas áreas com lajes de pedra, localizadas próximas à Ilha das Peças, também são sinalizadas pela Marinha.

Com a desativação do Canal Sueste, o tráfego de navios nos portos paranaenses passou a acontecer pelo Canal da Galheta, que possui 32 km de extensão e profundidade de 13 a 15 metros. A sinalização, neste canal, é de responsabilidade da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), com o acompanhamento da Marinha do Brasil.

 

Da Assessoria da Capitania dos Portos

Você também poderá gostar

Capitania dos Portos faz lançamento de boia de sinalização no Canal Sueste

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.