Connect with us

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos está com inscrições abertas até 30 de outubro para o Exame de Capitão-Amador

Profissional é habilitado para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros (Fotografia: Divulgação)

Publicado

em

Capitania dos Portos

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) está com inscrições abertas para o Exame de Capitão-Amador até o dia 30 de outubro. A previsão é que a prova aconteça no dia 27 de novembro, às 14h, com questões relacionadas à Navegação Astronômica e Eletrônica, Estabilidade de embarcações, Meteorologia, Oceanografia e Sobrevivência no Mar. Com a habilitação de Capitão-Amador, o navegador está apto a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros sem limite de afastamento da costa, exceto motoaquática.

Os interessados podem fazer a inscrição no Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da CPPR. O atendimento deve ser agendado pelo site da Capitania: www.marinha.mil.br/cppr. O GAP funciona dentro da CPPR, na Rua Benjamin Constant, 707, no Centro Histórico de Paranaguá. Os candidatos devem entregar a Ficha de Inscrição e Requerimento preenchidos, apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Identidade, atestado médico, e comprovante de residência. É exigida ainda a habilitação de Mestre-Amador como pré-requisito para realizar a prova de Capitão-Amador. O candidato deve, por isso, apresentar cópia da carteira de Mestre-Amador. O custo da inscrição é de R$ 42.

Doação de sangue 

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou, em setembro, a quinta mobilização para doação de sangue no Paraná. Neste mês, militares efetuaram a doação nas cidades de Curitiba e em Paranaguá. A ação contribuiu para a manutenção do estoque de sangue das duas Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), órgão público responsável pelo abastecimento hospitalar paranaense.

Da Assessoria da Capitania