Desde que a área de jurisdição da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) foi ampliada, em abril de 2015, passando a contar com municípios da Região dos Campos Gerais, militares da Capitania têm se deslocado frequentemente para a região, distante cerca de 250 km de Paranaguá. A última missão ocorreu entre os dias 14 e 17 de setembro.
Durante a chamada “Capitania Itinerante”, os militares realizam vistorias em embarcações menores, de esporte e recreio, e fornecem orientações aos condutores e proprietários de embarcações sobre segurança da navegação.
As atividades concentram-se em localidades com alto tráfego aquaviário, como ocorre na represa de Alagados, em Ponta Grossa, e em balsas que operam em municípios como São João do Triunfo, Palmeira e São Mateus do Sul. Nas balsas, por exemplo, são verificadas as condições de operacionalidade dos equipamentos, bem como o cumprimento das exigências quanto aos itens de segurança, de salvatagem, de comunicações, entre outros.
Durante o ano, conforme programação, os militares da “Capitania Itinerante” também realizam cursos de qualificação e aplicam provas para habilitação de Arrais Amador e Motonauta. O propósito é ampliar o número de condutores habilitados e aptos a navegarem com segurança.
“Buscamos zelar pela salvaguarda da vida humana no mar e pela segurança do tráfego aquaviário. Atuamos de forma a orientar os condutores e proprietários de embarcações sobre a importância dessas questões e do cumprimento das normas em vigor”, declarou o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva.
Da assessoria da Capitania dos Portos