Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná promove a Corrida da Paz

Em Paranaguá, participaram da Corrida da Paz militares da CPPR, do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná, integrantes da Guarda Civil de Paranaguá e da Guarda.

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) promoveu no último dia 11 de março a Corrida da Paz, evento com caráter não competitivo do Conselho Internacional de Esportes Militar (CISM), que visa divulgar a cultura de paz e integrar forças de segurança. Cerca de 60 pessoas participaram da corrida em um trajeto de três quilômetros na Avenida José Lobo, em Paranaguá-PR, e que contou com a participação de militares do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná, integrantes da Guarda Civil de Paranaguá e da Guarda Portuária dos Portos do Paraná.

capitania1820

Cerca de 60 pessoas participaram da Corrida da Paz em Paranaguá em um trajeto de três quilômetros na Avenida José Lobo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não violenta de conflitos” e valoriza a tolerância, a solidariedade, o respeito à vida, e os direitos individuais e o pluralismo.

O evento busca ainda divulgar o Dia Internacional do Esporte Militar, celebrado no aniversário de criação do Conselho Internacional de Esportes Militar (CISM) em 18 de fevereiro.

Em 2006, o CISM criou o “CISM Day Run”, evento que consiste na organização de uma jornada esportiva, sem fins competitivos (corrida, caminhada ou prática desportiva), para promover a prática esportiva e contribuir com a paz mundial. No Brasil, onde as Forças Armadas participam desde 2010, o evento foi denominado “Corrida da Paz”. Anualmente, a Corrida da Paz é organizada por uma das três Forças Armadas do Brasil. Em 2020, a organização e realização é responsabilidade da Marinha do Brasil.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, agradeceu a participação das forças de segurança participantes e disse que a CPPR fica honrada em realizar um evento esportivo voltado para o estímulo da integração e o entendimento. “A Capitania fica feliz em participar de ações para dar visibilidade às atividades esportivas, promover a integração de forças de segurança e, com isto, fortalecer os valores, os deveres e a ética militar”, comentou.

 

Comunicação Social e Relações Públicas da Capitania dos Portos do Paraná

Fotos: Capitania dos Portos do Paraná.

 

Você também poderá gostar

Capitania dos Portos do Paraná promove a Corrida da Paz

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.