A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) aumentou de 65 para 89 a quantidade de municípios dentro da área de jurisdição com a missão de garantir a segurança da navegação, a oferta de cursos do Ensino Profissional Marítimo, promover a salvaguarda vida humana e prevenir a poluição hídrica a partir de embarcações. A definição do aumento da área de atuação da CPPR aconteceu a partir da publicação da Portaria n.º 81/2019 do Comando de Operações Navais.
Os novos 24 municípios na área de jurisdição da CPPR estão localizados na região do Norte Pioneiro do Estado do Paraná. Até então, a CPPR atendia os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Campos Gerais, Sul e o litoral paranaense. Na parte Sul, a abrangência refere-se aos rios limítrofes com o Estado de Santa Catarina, a partir do limite do município de Tijucas do Sul-PR até a área oceânica. No Norte, sobre os rios limítrofes com o Estado de São Paulo, a partir do município de Ribeirão Claro-PR até o limite do município de Guaraqueçaba-PR.
O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, afirmou que o aumento de jurisdição acompanha o aumento da responsabilidade para atender a população paranaense. “Nosso objetivo permanece o zelo pela segurança da navegação. O desafio agora é manter a fiscalização em toda a região e destacar ainda mais a conscientização da população do Paraná que utiliza embarcações sobre a importância de prevenir acidentes de maneira a resguardamos a segurança das pessoas. A Capitania dos Portos do Paraná irá reestruturar as atividades para cumprir a missão em uma área maior do Estado do Paraná”, destacou.
Da Assessoria da Capitani