O “Farol de Conchas” localizado na Ilha do Mel faz parte da sinalização náutica do litoral paranaense. A Marinha do Brasil envida esforços constantemente para manter todos os sinais em funcionamento. A manutenção deste bem em específico tem sido dificultada, não somente pela ação do tempo, mas também, por constantes atos de vandalismo.
"Fizemos todo esforço possível para restabelecer o sinal do Farol de Conchas o mais rápido possível. Nosso Farol voltou a iluminar. Sabemos que ainda há muito a ser realizado e que um longo trabalho de revitalização deve ser implementado. Estamos buscando parcerias com os demais órgãos para promover a manutenção e conservação de um dos principais símbolos e pontos turísticos do Estado do Paraná", declarou o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra, Germano Teixeira da Silva.
Desde a constatação da inoperância do “Farol de Conchas” a Capitania tem atuado em prol do seu reparo. O sinal foi restabelecido na tarde de ontem, 20. É importante que, além dos esforços da Marinha, a comunidade local ajude a inibir a ocorrência de atos de vandalismo informando às autoridades competentes.
Qualquer cidadão, verificando sinais de desgaste ou depredação de itens que possam prejudicar a navegação em nosso litoral, pode informar a Capitania através do telefone (41) 3721-1542 ou pelo endereço eletrônico [email protected].
Zelar pelo patrimônio histórico-cultural do Brasil é dever de todos.