A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) divulgou as diferentes formas de ingresso na Marinha do Brasil para estudantes do Ensino Médio de Paranaguá, no litoral do Paraná. A atividade aconteceu no último dia 14 durante a Mostra de Profissões do Colégio Evangélico Jerusalém com a presença de cerca de mil pessoas. Um estande foi montado para falar sobre a história da Marinha, os serviços prestados pela Capitania para a comunidade litorânea, e equipamentos utilizados pelos militares foram exibidos aos alunos para conversar sobre a rotina dos marinheiros.
Os militares da CPPR falaram sobre as características e peculiaridades da vida militar, como a Hierarquia e Disciplina e a disponibilidade para o serviço. Entre o material à disposição dos estudantes estava um Quadro de Nós, que mostra os diferentes tipos de amarração de cabos, uma habilidade típica dos marinheiros. Além disto, foram exibidos também uma boia e um timão para navegação.
Os alunos do Ensino Médio têm diversas portas de entrada na Marinha do Brasil. Ao concluírem o 3.º ano, os jovens do sexo masculino e feminino podem ser candidatos à Escola Naval, a instituição de Ensino Superior, localizada no Rio de Janeiro, responsável por formar os Oficiais dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha. Entre as outras opções possíveis de ingresso para os estudantes do Ensino Médio estão as Escolas de Aprendizes Marinheiros, a carreira de soldado Fuzileiro Naval e de sargento músico Fuzileiro Naval.
Todas as informações sobre as diferentes formas de ingresso na Marinha estão no site www.marinha.mil.br na aba “Ingresso na Marinha”.
Da Assessoria da Capitania