A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) habilitou, no dia 22 de outubro, 25 servidores públicos a conduzir embarcações após a realização do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). As aulas aconteceram de 15 a 19 de outubro e tiveram a participação de integrantes da Polícia Federal (PF); Receita Federal do Brasil (RFB); Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), da Polícia Civil do Paraná; Guarda Municipal e Defesa Civil de Paranaguá.
Os servidores estão autorizados, a partir da conclusão do curso, a conduzir embarcações públicas pertencentes às instituições durante a prestação de serviço à população. Para isto, os participantes do curso de ETSP receberam instrução de Segurança do Tráfego Aquaviário, como Navegação e Manobra da Embarcação, Primeiros Socorros, Motores, Comunicações e Sobrevivência. Os alunos tiveram aulas práticas de condução de embarcação. Integrantes da turma tiveram, ainda, a oportunidade de receber instrução prática de condução de motoaquática.
O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, afirmou que a capacitação dos servidores públicos pela Marinha do Brasil garante maior segurança para a prestação do serviço à população paranaense. “Em casos de necessidade, passamos a ter mais policiais federais, fiscais da Receita Federal e servidores do município de Paranaguá com habilidades de navegação, de modo a garantir a rapidez e a qualidade no atendimento à população na região litorânea. As características locais impõem a necessidade de navegação para atingir algumas comunidades. Temos 25 novos profissionais capacitados para realizar uma navegação segura no exercício da função pública”, destacou.
Da Assessoria da Capitania