Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná apresenta balanço da Operação Verão

O balanço das atividades mostra que foram realizadas 3.058 abordagens entre 21 de dezembro de 2018 e o dia 10 de março, com 189 notificações e quatro embarcações apreendidas

5my6s 27 1584435047

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) encerrou a Operação Verão 2018/2019 sem registro de mortes relacionadas a navegação nos 65 municípios de jurisdição, que abrangem o Litoral e a Região Leste do Estado do Paraná.

O resultado é decorrente das ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio, transporte de passageiros e de turismo náutico, por ocasião do período de férias e de feriados prolongados.

É a primeira vez que este resultado é alcançado nas últimas três Operações Verão. Em 2015/2016 e 2017/2018 houve uma morte em cada período, e em 2016/2017 aconteceram três mortes.

IMG 8252

O balanço da Operação Verão 2018/2019 na área da CPPR mostra que foram realizadas 3.058 abordagens a embarcações do dia 21 de dezembro de 2018 até o último dia 10 de março. O foco do trabalho da Inspeção Naval realizado pelos militares da Marinha do Brasil é com a segurança da navegação, com a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica a partir de embarcações.

Para isto, nas abordagens são prestadas orientações aos condutores e são expedidas notificações em caso de irregularidades. No período da Operação Verão, 189 notificações foram realizadas e quatro embarcações foram apreendidas.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, afirmou que é uma conquista da sociedade paranaense a conscientização voltada para a segurança da navegação.

“O nosso objetivo na Operação Verão foi garantir que os momentos de lazer e diversão a bordo de lanchas e barcos durante o período de férias escolares e no Carnaval não se  transformem em dor e tristeza devido a um acidente. Encerrar este período de intensificação da fiscalização sem nenhuma perda de vida humana é um sinal que a população paranaense está cada vez mais consciente e responsável na condução de embarcações. O desafio agora é manter a fiscalização e a conscientização ao longo do ano para que na próxima Operação Verão não tenhamos perdas de vidas durante a navegação na costa marítima e nos rios paranaenses.”

Além da Inspeção Naval com a fiscalização de documentos e itens de salvatagem como coletes e boias, o trabalho da CPPR envolveu a realização de quatro palestras para cerca de 160 pessoas sobre o tema segurança da navegação.

No período, foram realizadas ainda ações específicas como a Operação Travessia Segura, no mês de janeiro, com o aumento de 24% na quantidade de inspeções a embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico. Ao todo, 373 abordagens foram realizadas pelas equipes de Inspeção Naval da CPPR a barcos que realizam o transporte de pessoas nas cidades de Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá. No Carnaval, a CPPR e a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) realizaram em conjunto a Operação “Maré Seca” com o intuito de coibir o consumo de bebida alcoólica por condutores de embarcações.

Foram realizadas 125 abordagens a barcos de transporte de passageiros, lanchas de esporte e recreio, embarcações de pesca e motos aquáticas. Em 17 casos, os condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia com uso de etilômetros. Todos deram negativo para o consumo de bebida alcoólica.

A área de jurisdição da CPPR engloba 65 municípios situados no Litoral e na região Leste do Paraná, atuando nos pontos de maior concentração de embarcações no mar e nos rios. Entre os principais locais de atuação destacam-se a Baía de Paranaguá (Rio Itiberê, Porto de Antonina, Porto de Paranaguá, Guaraqueçaba, Ilha de Superagui e Ilha do Mel); Baía de Guaratuba; Pontal do Paraná; Matinhos; Região Metropolitana de Curitiba (Represas de Guaricana, Vossoroca e Capivari); São Mateus do Sul (Rio Iguaçu); e a região de Ponta Grossa (Rio Tibagi).

 

Cidadão-fiscal

A Capitania dos Portos do Paraná permanece com a execução de Inspeções Navais inopinadas em toda a área de jurisdição ao longo de todo o ano a fim de realizar a fiscalização do tráfego aquaviário. Qualquer cidadão que verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas; falta de itens de segurança; condutores alcoolizados; e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores pode colaborar.

Solicita-se que ao verificar alguma irregularidade com embarcação a CPPR seja acionada de imediato através do Disque-Segurança da Navegação no (41) 3721-1542. As informações podem ser encaminhadas ainda por e-mail no cppr.[email protected]. Mais informações também estão no site da Capitania: www.marinha.mil.br/cppr/. Pedidos de Busca e Salvamento podem ser feitos ainda pelo número 185.


Capitania dos Portos do Paraná apresenta balanço da Operação VerãoAvatar de Redação

Redação

Capitania dos Portos do Paraná apresenta balanço da Operação Verão

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar