As boias de sinalização existentes no canal de navegação no Rio Itiberê, em Paranaguá, receberam novos aparelhos luminosos. A substituição dos equipamentos foi feita nesta semana pelos militares da Capitania dos Portos do Paraná e representa maior eficiência na sinalização da área. Os aparelhos possuem menor custo de manutenção e são compactos, integrando em uma peça única a bateria, a lanterna e o painel solar.
Os novos aparelhos luminosos foram fornecidos pelo Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR), localizado no Rio de Janeiro, e estão presentes ao longo dos cerca de 7 quilômetros do canal que liga o Rio Itiberê à região portuária. As boias demarcam o percurso seguro para as embarcações, delimitando o canal de navegação. O Rio Itiberê é utilizado, principalmente, por embarcações de pequeno porte e de transporte de passageiros.
Para garantir a eficiência da sinalização nesta área, a CPPR realiza inspeções com frequência, realizadas por militares especializados, denominados faroleiros. "Com isso, a Capitania espera que aumente a segurança do tráfego aquaviário na região, prevenindo acidentes e incrementando a confiabilidade da navegação", declarou o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva.
Da Assessoria da Capitania dos Portos