Marinha do Brasil

Aviso Patrulha da Marinha realiza ações de monitoramento e fiscalização em Paranaguá

Além de executar ação de presença ostensiva, a “Comissão de Patrulhamento” contribuiu com a fiscalização de navios mercantes

l32a21ds 1584442928

No dia 26 de julho, atracou no cais da Capitania dos Portos do Paraná (PR) o Aviso Patrulha “Barracuda”. A embarcação suspendeu do Porto de Santos (SP) e ficou entre os dias 27 e 29 de julho sob controle operacional da Capitania.

Subordinado ao Núcleo do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste (N-ComGptPatNavSSE), o Aviso Patrulha realizou em Paranaguá ações de patrulhamento e auxiliou nas atividades de Inspeção Naval.

Além de executar ação de presença ostensiva, a “Comissão de Patrulhamento” contribuiu com a fiscalização de navios mercantes, lanchas de navegação interior e empresas de mergulho. O apoio prestado pelo Navio foi de extrema relevância para a região.

O Aviso Patrulha foi desenvolvido para atender às necessidades da Marinha do Brasil em operações de policiamento naval em áreas oceânicas, costeiras e abrigadas. O formato hidrodinâmico de seu casco proporciona excelente aceleração e manobrabilidade, podendo alcançar até 25 nós (aproximadamente 45 Km/h).

Com 22,8 metros de comprimento, a embarcação possui capacidade para transportar até 6 tripulantes e é altamente eficaz em operações de repressão a diversos crimes praticados no mar, como tráfico de drogas, contrabando e pesca ilegal, podendo também ser empregada em operações de busca e salvamento.

N-ComGptPatNavSSE

Localizado no município de Santos-SP, o Núcleo do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste é um Comando de Força Naval, subordinado ao Comando do 8.º Distrito Naval.

O Aviso Patrulha “Barracuda” foi incorporado ao Núcleo em 1.º de julho, sendo o segundo Aviso Patrulha subordinado ao referido Comando. O recebimento de meios navais é parte dos preparativos e providências administrativas e logísticas para sua ativação.

A alocação de mais um Aviso Patrulha incrementa as ações de fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras e salvaguarda da vida humana no mar, representando o efetivo emprego do Poder Naval, contribuindo para a segurança do tráfego marítimo nacional e defesa dos interesses estratégicos do Brasil.

 

Da Assessoria da Capitania

               

Você também poderá gostar

Aviso Patrulha da Marinha realiza ações de monitoramento e fiscalização em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.