Usuários ficam mais de 1h na fila aguardando para travessia em Guaratuba
Usuários das balsas que fazem a travessia na baía de Guaratuba entraram em contato com o nosso departamento de jornalismo, na tarde desta terça-feira, 13, e relataram a longa espera por embarcações que fazem o percurso.
Alguns motoristas estão a mais de uma hora aguardando para fazer a travessia.
Longas filas se formam dos dois lados da baía.
Recentemente houve a troca da empresa responsável pelo serviço e desde o fim de semana, a demora para atravessar a baía de Guaratuba vem sendo registrada.
Tarifa
Com a mudança de concessionária a tarifa básica será reajustada em aproximadamente 20%, para R$ 8,90.
O valor vai garantir a operacionalidade da travessia e a execução das melhorias e inovações previstas em contrato.
Continuam isentos do pagamento de tarifa os veículos emplacados e pertencentes a proprietários que residem no município de Guaratuba, para uma viagem de ida e volta, uma vez ao dia, conforme estabelecido na lei estadual n.º 15.749/07. Também terão trânsito livre nas embarcações veículos oficiais do Batalhão de Polícia Rodoviária, do Corpo de Bombeiros e ambulâncias a serviço, das forças militares em instrução ou manobra, e do Governo do Paraná, devidamente credenciados pelo DER/PR e a concessionária.
Vencedora da licitação, a empresa BR Travessias emitiu uma nota sobre o assunto. Veja o comunicado:
“Sobre a paralisação de um dos equipamentos que operam o serviço de travessia na Baía de Guaratuba, no final deste domingo, 11 de abril de 2021, a BR Travessias, nova concessionária do ferry boat, esclarece que nosso protocolo de segurança foi acionado quando se identificou um problema no sistema hidráulico do leme da embarcação, o que forçou a suspensão imediata da navegação.
A empresa informa ainda que os reparos foram iniciados imediatamente e concluídos ainda na noite de domingo, quando a equipe técnica constatou que o sistema estava em perfeitas condições e a balsa pronta para operar com segurança.
Vencedora da licitação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), órgão do Governo do Estado, a BR Travessias recebeu os três ferry boats que vinham sendo utilizados pela antiga concessionária e de propriedade do DER/PR.
A empresa que iniciou na quarta-feira, 7 de abril de 2021, a prestação do serviço, encontra-se em fase de ajustes e de adequação.
Lamentando os transtornos gerados aos usuários, a empresa continua empenhada no sentido de oferecer um serviço de qualidade à população que depende dessa via de acesso.”
Veja o vídeo enviado pelos usuários que estão aguardando para atravessar a baía de Guaratuba:
FOTO: AEN