Litoral

Trabalhadores da Ponte de Guaratuba recebem orientações diárias sobre segurança e saúde

Objetivo é prevenção de acidentes e reforço a cuidados básicos na rotina de trabalho

Trabalhadores da Ponte de Guaratuba recebem orientações diárias sobre segurança e saúde

Iniciativa é realizada pelo Consórcio Nova Ponte e denominada de Diálogo Diário de Segurança (DDS) (Foto: DER)

Na quinta-feira, 31, o Consórcio Nova Ponte, responsável pela construção da Ponte de Guaratuba, por meio da equipe de Saúde e Segurança no Trabalho, anunciou que realiza de forma diária campanhas sobre segurança no ambiente de trabalho para funcionários e colaboradores.

A iniciativa é denominada de “Diálogo Diário de Segurança (DDS)” e foca na prevenção aos acidentes, assim como cuidados básicos na rotina de trabalho e execução de suas atividades na construção da nova ponte. 

Luciano Perez, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Consórcio, afirma que o objetivo central é que a prevenção aos acidentes, assim como reforço aos cuidados básicos, se transformem em rotina durante a execução de todas as atividades do trabalhador.

“Antes do início das atividades, o trabalhador participa do Diálogo Diário de Segurança (DDS), em que são tratados os temas de segurança focados nas atividades do dia, a verificação do estado de saúde de cada um e também as condições dos equipamentos de proteção individual”, afirma.

Outro item central são as placas de alerta presentes em todo o canteiro de obras abordando a importância e a obrigatoriedade do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como a atenção que devem ter em cada área específica da obra.

“São placas que apontam os riscos com relação ao trânsito de máquinas e equipamentos, isolamento da área para cargas em movimento ou suspensas e também há placas de restrição de acesso e sinalização do uso obrigatório de cinto de segurança para trabalho em altura e utilização do colete salva-vidas para adentrar em embarcações”, salienta Perez. “Todos os funcionários que vão trabalhar em altura passam por um treinamento de oito horas com a parte teórica e a parte prática na prevenção de acidentes no trabalho em altura”, completa.

Proteção de mãos e dedos

De acordo com a assessoria, uma iniciativa que faz diferença na rotina dos trabalhadores é a Campanha da Proteção das Mãos e Dedos, algo que partiu da necessidade em alertar os funcionários sobre a importância de utilizar as luvas e os equipamentos de proteção para evitar acidentes. A campanha iniciou com o carimbo da marca das mãos de cada trabalhador fixadas através de tinta colorida em cartazes.

“Ela foi feita para orientação sobre a proteção das mãos, nossa principal ferramenta. Os empregados puderam deixar a sua marca e o compromisso”, ressalta o gerente de Saúde e Segurança.

A marinheira de convés,  Jacqueline Alves Serafim, que trabalha na obra da ponte, refora a importância das medidas de segurança. “O DDS (Diálogo Diário de Segurança) é feito todo dia. Vejo que é muito importante para evitar acidentes e tudo que seja prejudicial ao funcionário”, ressalta.

“Adoto a ideia de acidente zero, cuidando de você e do próximo. O EPI que a gente recebe tem que usar, ter cuidado nas manobras e atenção redobrada e sempre ter uma visão holística de tudo o tempo todo”, completa. 

Leandro Camargo, ajudante de produção na obra, explica que durante a sua atividade é obrigatório o uso de luvas, capacete, óculos, protetor auricular e botina apropriada. Ele relata que todas as campanhas de orientação e prevenção a acidentes de trabalho, as quais ele participa, ajudam no seu cotidiano.

“Acho as campanhas muito importantes porque acendem um alerta para nós, para termos mais cuidados, proteção pessoal, e ver o nosso próximo para poder alertar sobre os cuidados”, acrescenta.  “Se eu estiver despercebido eu posso lembrar (das orientações) no momento que eu estou executando a minha função. Isso tem me ajudado na minha profissão. É muito bom”, afirma. 

“Juntos pela Segurança”

O consórcio salienta que foi realizada recentemente a Parada Geral “Juntos pela Segurança”, algo que aconteceu no centeiro industrial, com presença de 380 colaboradores em uma palestra sobre prevenção a acidentes de trabalho. Segundo o coordenador ambiental do Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, Robson do Valle, o processo é denominado de integração, quando se trata de segurança no trabalho.

“É nesse momento que antes de os funcionários entrarem em qualquer frente de trabalho a empresa situa cada um sobre as regras de segurança e os riscos que eles são expostos. Além das responsabilidades deles utilizarem o EPI, eles fazem o treinamento da NR6, que é a utilização adequada do EPI e sua conservação”, afirma o coordenador.

Rogério Siuch, profissional que atua como rigger (coordenador de  ações de movimentações de cargas), ressalta o fator positivo de reflexão sobre cuidados no trabalho. 

“Trabalho na movimentação de cargas e faço o uso do apito, tem que sinalizar porque trabalhamos com movimentação de carga, com peso; então a gente praticamente é o anjo da obra”, completa. Segundo o técnico em segurança do trabalho, Antonio Feitosa, as atividades da construção da Ponte de Guaratuba seguem com rigor aspectos de fiscalização e segurança no trabalho. “Diariamente temos um técnico de segurança em campo, fiscalizando as frentes de trabalho para que realmente o trabalhador esteja usando corretamente o EPI de acordo com a atividade”, finaliza.

Obra em tempo real

Segundo a assessoria, a construção da Ponte de Guaratuba já chegou a 22,6% de execução e pode ser acompanhada em tempo real através de câmeras de monitoramento. Basta acessar o site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br .

Com informações da AEN

Você também poderá gostar

Trabalhadores da Ponte de Guaratuba recebem orientações diárias sobre segurança e saúde

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Trabalhadores da Ponte de Guaratuba recebem orientações diárias sobre segurança e saúde

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.