Litoral

Temporal e ventania fazem balsa ficar à deriva em Guaratuba

A embarcação não estava lotada e conseguiu posteriormente atracar em 40 minutos em Guaratuba, com auxílio de outros barcos que puxaram a balsa (Foto: Nosso Paraná/Facebook)

v0v77li 1584436931

Segundo Simepar, ventos chegaram a 84 quilômetros por hora e causaram estragos em 16 construções no entorno da baía de Guaratuba

Um temporal que causou ventos de 84 quilômetros por hora, segundo o Sistema de Metereologia do Paraná (Simepar), causou estragos em Guaratuba e em Matinhos na tarde desta quarta-feira, 16. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 16 casas, até agora, foram destelhadas e tiveram árvores e postes derrubados na região do entorno da baía de Guaratuba. Além disso, uma balsa que fazia a travessia para o município, ficou à deriva com a ventania e chegou até o mar aberto, tendo que ser puxada por outras embarcações para ser atracada 40 minutos após o início das fortes chuvas. 

Segundo a concessionária responsável pela travessia para Guaratuba, os ventos fizeram a balsa ficar à deriva e desviar sua rota normal. A embarcação não estava lotada e conseguiu posteriormente atracar em 40 minutos em Guaratuba, com auxílio de outros barcos que puxaram a balsa. Não houve nenhum ferido ou dano aos veículos que estavam na embarcação. 

2(110)Estrago foi grande em um dos estabelecimentos com marina no entorno da baía de Guaratuba (Foto: Divulgação WhatsApp)

De acordo com a Defesa Civil, um total de 20 árvores e um poste cairam entre Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná na tarde desta quarta-feira, 16. Além disso, somente entre Matinhos e Guaratuba 16 casas foram destelhadas com a tempestade e 29 mil residências e estabelecimentos ficaram sem energia elétrica até o final da tarde. 

Na praia de Caieiras, em Guaratuba, em vídeos divulgados nas redes sociais por turistas e moradores, foi possível ver embarcações pequenas serem arrastadas com a força do vento, sendo que um dos barcos chegou a se chocar com um veículo estacionado no local. 

CAPITANIA DOS PORTOS PRESTOU APOIO À BALSA E REBOCADOR PERMANECE ENCALHADO

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), emitiu nota informando que que por volta das 16h20 da quarta-feira, 16, um forte vento com chuva atingiu Guaratuba e deixou à deriva o rebocador “F5” e a balsa “Sonica 3”, da empresa concessionária da travessia do Ferry Boat Guaratuba-Caiobá. 

"As embarcações, que faziam no momento do temporal o trajeto de Guaratuba para Caiobá, foram empurradas para fora da Baía de Guaratuba e encalharam na Barra, próximo ao mar aberto. A equipe de militares da CPPR, que atua destacada em Guaratuba-PR para a Operação Verão 2018/2019, prestou apoio para localizar as embarcações. Na sequência, os militares coordenaram as manobras de substituição do rebocador visando a salvaguarda da vida dos passageiros e a segurança da navegação", informa a nota da CPPR

Ainda de acordo com a Marinha do Brasil, a balsa foi resgatada e os passageiros levados ao destino em Caiobá por volta das 17h30 sem ferimentos. "O rebocador F5 permanece encalhado. Um Inquérito Administrativo será aberto com o objetivo de apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades dos fatos", finaliza a Comunicação Social e Relações Públicas da Capitania dos Portos do Paraná. 

CONFIRA VÍDEOS DA TEMPESTADE EM GUARATUBA: 

[videoyoutube]yMP_3utcv6s[/videoyoutube]

[videoyoutube]7b04lGxgIvc[/videoyoutube]

Você também poderá gostar

Temporal e ventania fazem balsa ficar à deriva em Guaratuba

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.